Segundo o assessor de imprensa da CNE, João Carlos Van-Dúnem, até ao momento apenas seis partidos políticos apresentaram ao Ministério das Finanças, alguma documentação exigida para a entrega do dinheiro referente às despesas da campanha, que hoje começou em todo o país.

O funcionário da CNE esclareceu que ainda assim, os seis partidos, que não revelou, não cumpriram totalmente com os pressupostos exigidos ao não procederem a entrega de toda a documentação.

Segundo o assessor de imprensa da CNE, o Ministério das Finanças tem informações sobre o mau uso do dinheiro que tem sido disponibilizado aos partidos políticos, daí que exige agora uma série de requisitos.

Entre os requisitos exigidos estão a criação de uma conta especial do partido e a indicação de um administrador eleitoral para uma gestão transparente do dinheiro. No final da campanha, esta figura deverá prestar contas à CNE, sobre a forma como esses valores foram usados.

«A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) na semana passada fez chegar um documento ao Ministério das Finanças esclarecendo uma série de pressupostos ligados à esta questão e a última informação que nós tivemos dava conta de que até segunda-feira apenas seis partidos tinham feito chegar alguma documentação».

O Governo aprovou, recentemente, um montante global equivalente a 17 milhões de dólares para os catorze partidos e coligações políticas concorrentes às eleições de 5 de Setembro.

O atraso na distribuição do dinheiro está a provocar sérios constrangimentos à maioria dos partidos políticos na oposição, uma vez que as verbas internas de que dispõem são insuficientes para fazer face às despesas referentes à campanha eleitoral.

Fonte: VOA