JUVENTUDE UNIDA REVOLUCIONÁRIA DE ANGOLA - JURA
COMISSÃO PERMANENTE DO COMITÉ NACIONAL


COMUNICADO DA JURA POR OCASIÃO DO 45º ANIVERSÁRIO DO PARTIDO

 

“ Todos os homens sonham, mas parece haver certas vezes que a própria história é que sonham através deles. Não é verdade que se nos afigura de vez em quando que a trauma dos acontecimentos se relaxam e uma liberdade milagrosa se propaga em tão rápida cadência. Então tudo se precipita, tudo se altera e tudo se acelera até o próprio impossível parece estar ao alcance da mão” Dr. Jonas Savimbi



Na história da humanidade e das Nações, existem datas que pelo seu simbolismo tornam-se indeléveis para a vida permanente das sociedades.



O 13 de Março é uma dessas datas que pelo seu valor indescritível e incomensurável, cala bem fundo nas consciências dos Angolanos de bem  na terra do seu nascimento. Decorridos 45 anos de luta e de pelejas contra todas as formas de dominação, enche-nos de orgulho pelo trabalho desempenhado pelo Partido para o bem de Angola e dos Angolanos.



A fundação do Partido, aos 13 de Março de 1966 pelo saudoso Presidente Dr. Jonas Savimbi foi um acto de coragem, de sabedoria e sobre tudo de patriotismo, pois, a presença da Direcção do Partido no interior do País veio dar um novo impulso na luta de libertação Nacional, mas também, desafiou sobre maneira aqueles que dirigiam os seus Movimentos a partir do exterior do País.



Temos consciência absoluta e inequívoca de que o nosso percurso foi e ainda continua tortuoso, mas temos a plena certeza na victória do nosso prodigioso Partido a UNITA, que é o instrumento indispensável para transformar Angola num País livre, solidário, democrático e desenvolvido, ombreando com os demais que têm a sua testa os governos competentes e transparentes.



Ao comemorarmos o 45º aniversário do nosso Partido prestamos a mais singela e merecida homenagem ao fundador do Partido Dr. Savimbi, aos conjurados de Muangai e a todos os heróis que por esta Angola pintaram a Bandeira da liberdade e que as suas memórias servem de guião para nos mantermos firmes e acordados e assim encetarmos o combate político libertador rumo a consecução dos objectivos preconizados em Muangai.



Temos a plena consciência do quão é árdua e espinhosa a nossa missão, mas também temos em atenção e bem patente o quão é forte e intrínseca a nossa força anímica que tem como alicerce o pensamento clarividente do saudoso Presidente Dr. Savimbi que diante da dominação do seu povo pelo colono Português e pelo neocolonialismo corporizado pela grande burguesia Angolana, não vacilou preferindo o caminho da honra e da dignidade, lutando.
Por Angola e pelos Angolanos estamos prontos e determinados lutando  até que um dia a terra volte a sorrir de facto.



É nossa tarefa, é nossa missão tal como foi ontem nas diversas lutas, levar a mensagem da paz, da mudança e da liberdade para que o maquiavelismo e a incoerência do regime do José Eduardo dos Santos não venha a ensombrar o nosso programa para o bem dos desprotegidos que procuram um lugar ao sol.



Quando reflectimos sobre o Estado caótico da Nação;


Quando observamos com atenção patriótica, as atoardas e as medidas impopulares do José Eduardo dos Santos e do seu Executivo falhado;


Quando observamos os maus tratos de que são alvos as Junqueiras, os funcionários públicos, os pacientes nos hospitais, a aceleração da gasoso-mania em todas as esferas sociais;
Quando assistimos as demolições das casas dos nossos compatriotas, fruto da insensibilidade do regime que não consegue resolver os problemas básicos das populações;
Quando assistimos as terras a serem esbulhadas sob o beneplácito do Executivo do José E. dos Santos;


Quando olhamos para o Exercito de desempregados a deambular pelas artérias das principais cidades sem era nem beira, tudo isso retempera-nos e impele-nos a continuar a peregrinação iniciada aos 13 de Março de 1966 e comprometendo-nos a erguer bem alto a Bandeira da liberdade sob pena de estarmos a trair o esforço de milhares de angolanos que por esta Angola deram o que é de mais é precioso, a vida.



Companheiros, compatriotas, juventude angolana, não haja ilusões o Regime está cansado e nervoso, Como de búfalo ferido se tratasse;  por isso está ensaiando varias tácticas da Europa do leste visando denegrir  o projecto verdadeiro dos filhos desta  pátria.
O momento é de rejeitamos as maratonas do alcoolismo das ditas passeatas em prol da Paz escondendo a defesa dos seus bolsos e de outros recursos delapidando o erário público em detrimento do povo, tudo isso visa apenas distrair a juventude para não reivindicar pelos seus direitos.


Haja coragem! Este é o momento do divórcio com Partido do Coração. Tenhamos presente e olhemos para o Partido da consciência, porque a nossa memória nunca nos vai trair.



Nesta hora particular da nossa história consideramos ser fundamental levarmos ao conhecimento de todos os militantes da UNITA e a população em geral, que o regime está sem programa. Copiou o projecto do Movimento dos conjurados do 13 de Março e está encontrar dificuldades na sua implementação porque a chave do sucesso está connosco.



Muitos deles, assistem em vídeos os discursos do velho Jonas para se inspirarem. Como se não bastasse esses mesmos incoerentes, vendilhões da pátria aparecem sem escrúpulos a insultarem o Partido fundado pelo  artífice da democracia  e o Muata da Paz o  Dr Savimbi. Cada dia que passa o Executivo falhado de José Eduardo dos Santos sonha com fantasma lá onde não existem.



Caros jovens angolanos, contra as manobras do regime do MPLA o povo tem de ser defendido, pois este regime só vive das promessas, de um milhão de casas,  de um milhão e trezentos vinte mil  postos de trabalho, das estradas  de esferovites e projecto de água para todos, só para citar algumas das promessas segundo as quais Angola iria mudar para melhor.


Ninguém poderá travar a onda da democratização do nosso Pais e do nosso Continente a mudança que se opera é salutar e vem ao encontro das profundas aspirações da UNITA e do Povo Angolano.


Dr. Savimbi.


Finalmente, o Secretariado do Comité Nacional cerra fileiras em torno da Direcção do Partido na Pessoa do Presidente Dr. Samakuva, rumo aos objectivos que nortearam a criação do nosso glorioso partido, a UNITA. Até lá, JURA mais forte e persistente na luta contra exclusão.



Luanda, aos 13 de Março de 2011
Comissão Permanente do Comité Nacional da JURA