Namibe - O secretário provincial da UNITA no Namibe, Faustino Mumbika, desafiou - a escassos dias - para um debate radiofónico o seu homólogo do MPLA (a governadora Cândida Celeste), a fim de esclarecerem o paradeiro das verbas para a reconstrução de várias infra-estruturas que se encontra no estado de abandono, naquela província.


Fonte: Club-k.net


Dentre as questões a serem ventiladas, segundo o mesmo, constam: do orçamento para reconstrução da ponte sobre o rio Munhino; a velha "maka" da empresa Pestômbwa agora privatizada pelos membros do MPLA; os buracos nas estradas; a falta de política para a recolha do lixo que está a tomar conta das ruas do município sede, etc..


"São tantas as situações por esclarecer", disse Faustino Mumbuka, justificando que "razão pela qual a UNITA exige um debate radiofónico, colocando assim, esse desafio na mesa do MPLA através do Governo que suporta".


Na sua opinião, Angola e os angolanos clamam por uma paz social que somente é possível com a implementação das políticas de governação. "Porque é nos debates que se alcançam uma verdadeira democracia", realçou.


"Vamos debater os temas de desenvolvimento", ressaltou ironicamente o número um dos "maninhos" no Namibe, exemplificando a questão da Pestômbwa que não paga salários, aos seus (ex)funcionários, a mais cinco anos. "São cerca de 1200 angolanos que têm o seu sustento hipotecado nas mãos de um grupinho que até goza de regalias e imunidades em Luanda", apontou.



"A UNITA também quer saber a razão de tantos buracos nas ruas das cidades do Namibe, Tômbwa e Bibala, uma vez que - o governo central - no orçamento passado já havia sido consignadas verbas", rematou.