Luanda - O ministro da Educação, Pinda Simão, considerou ontem, em Luanda, a família como “pedra basilar” do destino de Angola, sublinhando que o pai deve constituir uma referência positiva no seio familiar.


Fonte: JA

Ao pronunciar-se sobre o Dia do Pai, vivido ontem, Pinda Simão, em representação do Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, disse que a data deve servir para os progenitores perceberem que criar ou estreitar vínculos afectivos com os seus filhos é algo de extrema importância. 

 

“Não há melhor herança do que a boa educação que os filhos carregam ao longo da sua vida e que se reflecte no seu comportamento futuro como bons pais de família, honestos e trabalhadores”,  sublinhou.   Na ocasião, o ministro lamentou a existência de pais que se abstêm do seu papel, quer por acção quer por omissão. Sublinhou que muitos pais recusam-se a assumir uma paternidade responsável, ao praticarem actos de violência doméstica ou ao remeterem, só para as mães, a responsabilidade de sustento, da saúde, da educação e acompanhamento da vida escolar e social dos seus próprios filhos e educandos.

 

“Muitas das situações de pobreza extrema e de fome, nomeadamente em crianças com idade escolar, se devem também à falta de uma paternidade e ou maternidade responsável, motivadas por gravidez precoce ou por falta de responsabilidade dos próprios progenitores”, criticou.  A ministra da Família e Promoção da Mulher admitiu que têm ocorrido mudanças no papel dos pais, sobretudo nas últimas décadas. Genoveva Lino referiu que a condição de pai evoluiu nas últimas gerações relativamente aos tempos passados, impulsionadas por marcantes metamorfoses culturais, sociais e familiares.

 

Salientou que no início do século passado o pai ainda desempenhava uma função essencialmente de disciplinador e educador, segundo códigos frequentemente rígidos e repressivos.

 

A ministra sublinhou que a interacção entre pais e filhos eram resolvidos nos primeiros anos de vida, bem como a sua participação nos cuidados diários da criança. Já o bispo Afonso Nunes, da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, aconselhou os pais a criarem condições para que haja famílias saudáveis.