Alemanha - Desde que JES / MPLA conseguiu materializar através do voto sujo  (  eleições de 2008) alguns dos  seus velhos sonhos , afastando da Assembleia Nacional  ,  deputados da oposição de grande  gabarito e ficou  sozinho.


Fonte: FV


images/stories/Opiniao/vumby%20jes%20mugabe%20eleicoes%20angola.jpgDeputados que  constituíam uma grande e verdadeira  dor de  cabeça ,  para o regime , ouvi-los  discursar bombásticamente naquela sala , mesmo sendo  aplaudidos ou não.



Basta ser sensato , para reconhecer que os deputados da UNITA e de outros partidos da oposição , afastados ao abrigo das  leis  fantasiada , para deixar  JES / MPLA  sozinho.



É uma grande riqueza que o país , a democracia e a própria Assembleia Nacional  perdeu , porque eles transmitiam mais vida , e alegria nas sessões plenárias.



Infelizmente  JES / MPLA não entende , que só uma oposição organizada e capaz ,   fortalece qualquer processo democrático, com cobranças e fiscalização das acções do governo



Oposição não serve  para diabolizar o governo , nem dificultar a aprovação de leis , que são para bem , e interesse da maioria dos angolanos. Mas como as leis em Angola , raramente não são aprovadas para salvaguardar , primeiro os  interesses do presidente e seus capanga , pouco lhes interessa que haja uma oposição forte no parlamento.


Fiscalizar é muito importante e , é um dos pilares de qualquer regime que se diz democrático , coisa essa que o regime angolano  com é constituído por corruptos , nem se quer gosta de ouvir essa palavra.


E com falta deste contra ponto , ou seja oposição no verdadeiro sentido da palavra , o parlamento enfraqueceu e perdeu razão de ser. A oposição na Assembleia Nacional , encolheu-se  e a tendência é encolher ainda mais , e ser isolado diabolicamente , segundo planos  do regime ditatorial. E uma Assembleia Nacional repleta de tantos faz de contas , que são deputados , torna-se pior que um cativeiro de bruxos.



Aliás , a  face da nossa  Assembleia Nacional , mostra claramente  que é isto , e  não passa de uma farsa , como outras tantas instituições existente no país  , sem  qualquer credibilidade.



O parlamento angolano  para merecer credibilidade e respeito   , deve deixar de ser  apenas  aquele amontoado de gente , que o povo nem conhece e desconfia das suas origens.



E  preocupar - se , em  se debruçar com sinceridade , sobre questões  que são , a grande preocupação da maioria dos angolanos .



Basta olharmos atentamente , pela  composição da nossa Assembleia Nacional  , para percebermos , que aquilo , não se parece  com outra coisa  , senão mesmo  com uma espécie de casa de bruxos.


Onde alguns deputados  principalmente os do MPLA , acabam por se envenenar com sentimentos negativos , em vez de procurarem uma atitude positiva , perante á visão diferente da oposição e criticas vindas do povo.



Um parlamento , onde alguns apesar de competentes e capazes , se mostram tímidos , desajeitados e vacilantes, como se tivessem nascido  simplesmente para serem lacaios ?



São vários os deputados  , que mostram uma grande insegurança , como se devessem dinheiros , ou favores á um kassoma , que nada mais faz do que , ler  as ideias , se calhar  que não são do presidente da Republica.

Quando não é , o próprio Kassoma a lançar alguns fogos de artifício teatral  , para fazer papel de (auto confiante fingido ).

Em fim , essa é uma técnica utilizada por  quase  todos eles , quando existe a intenção de se ajudarem á si próprios
, agradar ao presidente da republica , ou enganar o povo.


Num parlamento onde não se vê quase ninguém com uma postura de segurança , decidido á vencer o medo , e não se sentir envergonhado em ser honesto , mesmo estando no meio de tantos criminosos engravatados.



Um parlamento onde quase ninguém consegue " emitar " as boas qualidades alheias , seguindo á luz de alguns grandes mestres - ( Líderes religiosos , políticos , professores e cientistas).


Um parlamento onde muitos caiem no ridículo da superioridade orgulhosa e arrogante , atitude própria de lacaios assumidos.


Um parlamento  que em vez de dificultar , facilita o presidente da republica a consolidar o seu projecto de bovinização ideológica da assembleia nacional e do próprio país.


Comportando-se como ( gado bovino ) , mostrando-se ignorantes e famintos , que se vendem e aceitam comer qualquer capim servido pelo presidente da republica.



Aliás , de parlamentares que não exprimem a vontade democrática dos cerca de 15milhoes de habitantes deste país , não poderíamos esperar outra coisa.



Um parlamento , que não representa absolutamente nada , se somarmos os montões de assuntos que escondem por falta de moral e consciência limpa , para serem debatidos de forma aberta , franca , transparente e sem tabus.


Só para dar alguns exemplo:


O uso e abuso do dinheiro público pelas filhas do presidente da republica .
Isto , sem falar das contas do próprio  presidente da republica em bancos estrangeiros , de que é acusado desde vários anos ?


E outros tantos casos  importantes que a nação vive na expectativa , de conhecer seus factos reais , e  desfecho dos mesmos.



Como os casos ,  Quim Ribeiro , Ngongo , mortes de jornalistas e políticos da oposição , processo BNA onde figuras importantes continuam protegidas , abusos do poder , corrupção que aumenta , intervenção do nosso exercito na defesa e sustento de ditaduras.



Um parlamento que passa á vida aprovando leis corajosas , mais que se perde , por falta de cumprimento por  eles próprios , sendo um mau exemplo para a nação.



MAS ATÉ QUANDO VAMOS  SUPORTAR  ISTO ?


As insanidades patéticas , dos tantos faz de contas , que são deputados ?


As bizarrices mentais , dos que só são deputados , porque juraram obediência á quem nem tem legitimidade para governar o país , e porque escondem muitos crimes em suas consciências ?



Até quando vamos suportar á língua podre , de alguns faz de contas que são deputados , que só se movimentam , quando é para matar , deixar matar ou mandar matar  cidadãos da oposição ?


Um parlamento onde quase a" maioria  " prefere atrofiar o seu próprio espírito , acabando por perder individualidade e originalidade , tornando se numa autêntica cópia do ditador , para agradá-lo ?


Um parlamento onde muitos nem conseguem reconhecer as suas próprias qualidades , porque habituaram-se á fazer figuras de patetas , aplaudindo até o que deveriam ter repudiado. Um parlamento onde até alguns já deixaram de apreciar os seus próprios esforços , por mais pequenos que sejam. Porque nunca são sérios , honestos e feitos com vontade de acertar , escondem sempre  alguma maldade por detrás de qualquer atitude ou gesto.


Quem sabe , se  são apenas vocacionados para a maldade ,  se os factos já falam  por si ?



Fernando Vumby


Fórum Livre Opinião & Justiça