Luanda - O secretário-geral do MPLA, Dino Matrosse, defendeu sábado último em Atenas, Grécia, a solução por via negociada da crise política na Côte d'Ivoire e encorajou a União Africana a prosseguir no esforço da busca da paz para aquele país.


Fonte: Angop



De acordo com uma nota de imprensa, Dino Matrosse fez estes pronunciamentos, durante uma reunião da Internacional Socialista convocada para analisar a actual situação política no Egipto, na Tunísia e na Côte d'Ivoire.




O MPLA que detém a vice-presidência da organização, aproveitou a ocasião para reprovar e condenar toda e qualquer forma de resolução de conflitos em África por via armada, sendo o pleito eleitoral e o diálogo os caminhos para uma sã e harmoniosa convivência política.    





No que diz respeito a Côte d’Ivoire o MPLA, defende o restabelecimento urgente da paz para que o país volte a normalidade e se ponha fim a actual crise política neste país. 




Dino Matrosse apelou a Internacional Socialista, a proceder um maior acompanhamento e orientação ideológica dos partidos membros, por formas a exercer uma forte influência junto dos mesmos para que os seus ideias de paz, fraternidade, justiça social e liberdade dos povos sejam salvaguardados.




Recorde-se que a presidência da Internacional Socialista está a cargo do PASOK, partido político grego no poder, liderado por Georges Papandreou, actual primeiro-ministro da Grécia.