Holanda - O secretario geral da JURA - braço juvenil da Unita, M'fuca Muzemba, efectuou uma visita de 2 dias a Holanda onde entrou em contacto com varios jovens angolanos residentes naquele país para, entre outros objectivos, dar a conhecer a situação politica actual do país, conhecer a realidade da juventude angolana neste país e inteirar-se das suas dificuldades e expectativas em relação ao país.


Fonte: Club-k.net



Aproveitou também ouvir deles  as suas preocupações, receios e expectativas em relação ao país e a governação do MPLA que já leva quase 36 anos no poder. Em todos estes encontros, o secretario geral da JURA aproveitou apresentar também o programa que o seu partido, a Unita, preconiza para Angola e para os angolanos residentes na diáspora.



"Encontrei aqui uma juventude dinamica, bem organizada e profundamente ligada aos acontecimentos no país" manifestou M'fuca Muzemba. "O que mais me impressionou, foi constatar que temos aqui na Holanda, mulheres muito jovens e muito inteligentes e dinamicas, que acompanham com seridade os acontecimentos no país e têm dado de diversas maneiras o seu contributo. É uma juventude bem formada e informada e que me faz acreditar no futuro de Angola. Sinceramente, estou orgulhoso do que encontrei aqui, e conversar com eles fortaleceu a minha convicção de que os melhores dias de Angola estão a nossa frente. Mas teremos de aproveitar esta força vibrante que temos aqui na diaspora, particularmente na Holanda, muitos deles no anónimato mas que estão bem informados e atentos em relaçao aos acontecimentos no país".



M'fuca Muzemba manifestou também a sua satisfaçao pela maneira como foi recebido e tratado pelos jovens na Holanda: "Fui muito bem recebido, fui tratado como se fosse um irmão. Pude perceber que reina nesta juventude um sentimento de patriotismo muito forte, que é capaz de colocar um compatriota seu, acima de qualquer partido politico e é patente o sentimento de mudança. Recolhi deles varios pensamentos, sentimentos, e até ideias que pretendo discutir com a direçao do meu partido em Luanda".



A jovem Veronica Tatiana, angolana residente na Holanda a mais de 7 anos e que manteve uma conversa de pouco mais de 1 hora com o secretario geral da Unita expressou a sua opinião nos seguintes termos: "O M'fuca Muzemba surpreendeu-nos pela positiva e foi um privilegio ter conversado com ele, fiz varias perguntas sobre a situaçao do país e em relaçao aquilo que a Unita tem a oferecer para Angola em termos de programa. Recebemos dele dois livros que mostram o programa da Unita para Angola e achamos interessante, achei-lhe um jovem muito simpatico, dinamico, carismatico e com qualidades de um verdadeiro líder".


O Dominio das Novas Telecomunicações.


M'fuca Muzemba, que manteve contactos iniciais com alguns jovens residentes na Holanda através de redes sociais na Internet, mostrou-se impressionado com o dominio que os angolanos que conheceu na Holanda têm das novas Tecnologias. "Pude constatar in loco o dominio que os jovens aqui têm das novas tecnologias e ficou a reforçado o meu pensamento de que, o uso eficaz destas tecnologias serão muito importantes também para a Unita".



Numa video conferencia através do Skype, e também por telefone, M'fuca Muzemba manteve uma conversa animada  com jovens ávidos em querer saber sobre a actual situaçao do país a todos os níveis e de que maneira estes poderiam contribuír tendo em conta as diferentes situações de cada um. "Não pensava que podería ficar horas e horas so a falar de politica como aconteceu aqui na Holanda" confessou o jovem líder da JURA.



Antes da Holanda, o Secretario geral da JURA esteve igualmente em visita de trabalho em Portugal e em Bruxelas/Belgica, onde manteve encontros com militantes e simpatizantes da Unita bem como de outros jovens residentes naqueles países europeus. Em todos esses encontros, M'fuca Muzemba denunciou o regime do MPLA , acusando-o de ser o maior entrave para a democracia no país, manifestando a necessidade de mudança. Expressou igualmente o seu desejo de que a juventude angolana na diaspora possa votar nas proximas eleições que se espera ter lugar em 2012.


"Mais do que nunca Angola precisa de mudança e a Unita é o veículo desta mudança. Esta é a mensagem que trago aos jovens angolanos aqui na diaspora e constatei com satisfaçao que a minha mensagem tem sido recebida muito positivamente", finalizou M'Fuca Muzemba.


As proximas visitas de trabalho M'fuca Muzemba pela Europa terão como destinos a França/Paris, e a Suiça.