Saurimo  – O sistema de abastecimento de água à cidade de Saurimo (Lunda Sul), com capacidade para fornecer 288 metros cúbicos de água por hora, foi hoje inaugurado pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.


Fonte: Angop

 
Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, inaugura sistema de abastecimento de água O sistema de abastecimento de água, com captação a partir do rio Chicapa, foi construído, tendo as obras iniciado em Abril de 2009.  Numa primeira fase vai beneficiar 140 mil habitantes de Saurimo. Está dotada de sistemas de captação de água e de tratamento, bem como de dois reservatórios de dois mil e 500 metros cúbicos cada.

 

No quadro do projecto foram instalados perto de 15 quilómetros condutas, bocas de incêndios, construídos 48 fontanários e feitas 650 ligações domiciliárias. A estação já funciona em fase experimental.

 


A cidade já foi servida até 2002 pelo sistema de abastecimento do Luavuri, que abastecia uma parte ínfima da população.

 

Daí a população abastecia-se de água de lagoas, poços ou ainda retirando directamente do rio sem qualquer tratamento.

 

O vice-presidente Fernando da Piedade Dias dos Santos declarou que o projecto se enquadra nos esforços do Executivo para a melhoria do abastecimento de água às populações, minimizando as carências actuais.

 

Apelou à população a contribuir para a manutenção das instalações, sublinhando que o Executivo continuará a trabalhar, de acordo com as disponibilidades e recursos disponíveis, resolver os problemas que afectam as populações.

 

Fernando da Piedade e membros da sua delegação visitam as diversas áreas da estação designadamente, a salas de comando, sistema de tratamento, de bombagem, casa de sulfatos e a zona de reservatórios. 

 

Entre as diversas entidades destacam-se a governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, os ministros da Administração do Território, da Saúde, Antigos Combatentes e Veteranos de Guerra, da Juventude e Desportos, da Energia e Águas,  e da Educação, directores e assessores do gabinete do vice-presidente e autoridades tradicionais e eclesiásticas.

 

Vice-Presidente da República reúne-se com sociedade civil

 

O Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, reuniu-se no final da tarde desta quinta-feira, em Saurimo, com membros da sociedade civil da província da Lunda Sul.

 


O encontro decorreu a porta fechada e reuniu organizações empresariais e profissionais, bem como autoridades tradicionais e eclesiásticas.

 


Fernando da Piedade disse, na abertura da reunião, disse tratar-se de encontro para a troca de informações sobre a situação real da província e discutir formas para ultrapassar eventuais problemas.

 


Chegado a meio da manhã à Saurimo, o Vice-presidente inaugurou a Estação de abastecimento de água à cidade com capacidade para fornecer 288 metros cúbicos de água por hora.

 


Numa primeira fase vai beneficiar 140 mil habitantes de Saurimo. Fernando da Piedade inaugurou também uma escola do ensino secundário do II ciclo de 16 salas de aulas.

 


Acompanhado da governadora provincial, Cândida Narciso, visitou os projectos de realojamento de Mwandonji e Caxita, e construção de um complexo residencial, para 120 idosos, e outro de acolhimento de pessoas da terceira idade e deficientes abandonadas por familiares que os acusa de feitiçaria.

 


Esteve ainda no hospital provincial onde ofereceu uma ambulância e cinco outras viaturas para técnicos da instituição, bem como visitou o centro materno infantil e uma escola primária, ambas no bairro Txizainga.

 


Foi informado do plano de desenvolvimento da escola politécnica, que prevê entre outros a construção de um campus no espaço já cedido de quatro hectares, que deverá albergar várias faculdades, laboratórios, biblioteca, internatos, blocos residencial para docentes, centro médico, entre outros serviços.

 


A visita do Vice-presidente da República prossegue na sexta-feira, devendo constatar o grau de implementação de vários projectos sociais no município do Cacolo, a cerca de 120 quilómetros de Saurimo.

 

Governantes realçam importância da visita do Vice-Presidente

 

Vários responsáveis da Lunda Sul consideraram hoje, quinta-feira, nesta cidade, a visita do Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, um acontecimento moralizador e dignificante para a região.

 


Para a governadora local, Cândida Maria Guilherme Narciso, constitui uma elevada honra a visita do Vice-Presidente, bem como permite também constatar a execução dos planos superiormente traçados para a região.

 


Cândida Narciso mostrou ainda a sua satisfação pela atenção que o executivo central tem prestado às províncias no sentido de reduzir as assimetrias.

 


Por sua vez, o administrador do município sede da província (Saurimo), Gregório Miasso, disse que uma visita desta dimensão só traz benefícios, pois "quando um pai visita seus filhos, muitas preocupações destes encontram soluções".

 


"Temos esperança que muitas preocupações da população da Lunda Sul, que forem colocadas em distintas áreas encontrarão soluções, visto termos presentes nesta visita responsáveis de diferentes sectores," disse.

 


Entre os benficios, Miasso apontou à inauguração da central de distribuição de água potável de Saurimo e às escolas, o que contribui na resolução dos problemas da população.

 


No aeroporto, o vice-presidente e a sua delegação foram recebidos por deputados à Assembleia Nacional, membros do executivo da província, dos partidos políticos, autoridades tradicionais, entidades religiosas, organizações juvenis, femininas, estudantis e população, em geral.