EUA - O embaixador americano em Luanda, Christpher J. McMullen, apresentou hoje as suas credenciais ao presidente de Angola, disse à VOA fonte diplomática.


Fonte: VOA


McMullen encontra-se na capital angolana há seis meses e o atraso na sua acreditação, apesar de nunca justificado oficialmente, é atribuído ao desagrado de Angola pelo encerramento das contas bancárias da sua embaixada em Washington, três vezes, por outros tantos bancos, em sete meses.


O governo americano afirmou insistentemente que o encerramento se devia a decisões soberanas dos bancos sobre as quais o executivo não tem qualquer poder legal, mas Angola nunca aceitou essa resposta e exigiu que Washington resolvesse o problema e lhe proporcionasse acesso a serviços bancários.

 

Primeiro o banco HSBC e depois, o Bank of America, encerraram as contas angolanas sem explicação, mas depois da revelação pública de transacções questionáveis envolvendo o banco central angolano. A embaixada conseguiu abrir contas  num pequeno banco dos arredores de Washington - Sonabank - com uma carta de recomendação do Departamento de estado, mas as mesmas foram encerradas menos de um mês depois. Angola já abriu contas num quarto banco as quais deverão estar operacionais em breve.

 

Uma fonte diplomática disse que McMullen foi recebido esta manhã pelo presidente José Eduardo dos Santos, a quem entregou as suas credenciais, num encontro descrito como "cordial".

 

A crispação entre Luanda e Washington esteve à vista durante boa parte do mês de Março, quando as autoridades angolanas retiveram, no porto do Lobito, um cargueiro americano que levava a bordo, entre outra carga humanitária, quatro contentores com munições adquiridas pelo ministério da Defesa do Quénia.

 

A retenção do cargueiro Maersk Constellation e o atraso na acreditação de McMullen foram vistos como represálias pelo incidente bancário. Devido ao "ruído de fundo" do caso Maersk, acabou por ser adiada, para data a marcar, uma visita a Washington do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Organização.