Luanda -  Outra das mudanças de vulto é a indicação do “cabo eleitoral” do MPLA em Luanda, Bento Bento, que poderá ascender ao lugar de Secretário-geral, rendendo do posto o veterano Dino Matross.


Fonte: Novo Jornal

Por causa da  sua capacidade de mobilização

As razões desta sua ascensão prendem-se com a sua capacidade de mobilização, como a que realizou em Luanda onde havia rendido Vieira Dias e alcançando a vitória eleitoral do circulo provincial da capital.


Outro assunto que tem capitalizado as atenções no MPLA prende-se com os critérios para indicação dos delegados ao V Congresso Extraordinário de Abril. Devido ao facto dos estatutos serem pouco claros, as diferentes organizações, nomeadamente secretariados provinciais, OMA, JMPLA deverão indicar os seus representantes. No entanto, e embora os actuais deputados tenham pleno direito a estar presentes naquela reunião magna dos camaradas, os deputados da anterior legislatura pressionam no sentido de lá estarem também presentes.


Mudanças NAS províncias


A saída de Bento Bento do Secretariado Provincial do MPLA em Luanda irá provocar algumas mudanças naquela estrutura, nomeadamente a ascensão de Jesuíno Silva e Norberto Garcia para primeiro e segundo secretários, respectivamente.

 

As mudanças nas províncias, a seguir ao Congresso, irão atingir também alguns governos provinciais a começar por Cabinda onde a situação de Mawete João Baptista se agudizou recentemente após um pronunciamento do Bispo daquela Diocese, Dom Filomeno Vieira Dias, que publicamente lamentou a degradação da situação social e económica dos populares após a saída do anterior governador. Para o seu lugar, dizem fontes do maioritário, é crível que vá o general Faceira, antigo chefe de Estado-maior do Exército.

 

Por outro lado, João Ernesto dos Santos «Liberdade», o decano dos governadores em Angola, ou “chefe da coluna”, como é tratado, deverá deixar o lugar de Governador da província do Moxico, tal qual Cândida Celeste no Namibe que será rendida por Francisca do Espírito Santo.