COMUNICADO FINAL


Sob convocatória do Presidente da FNLA, Irmão Ngola Kabangu, o Conselho Político Nacional esteve reunido na sua 1ª Sessão Extraordinária do ano em curso,  no anfiteatro do Museu Nacional de História Natural, em Luanda, no dia 6 de Abril, tendo abordado a seguinte Ordem de Trabalhos:


1. Leitura, discussão e aprovação da acta da reunião anterior.


2. Ratificação da proposta da Composição da Comissão Preparatória do Congresso Ordinário.


3. Marcação da data do Congresso Ordinário.

 

No discurso de abertura, o Presidente do Partido louvou o espírito de missão e de entrega ao Partido de Liberdade e Terra demonstrado pelos Militantes das Províncias e agradeceu a todos pela sua fidelidade e determinação na preservação dos nobres ideais adoptados em 15 de Março de 1961.

 

Por outro lado, o Presidente da FNLA exigiu do Executivo Angolano a inclusão do 15 de Março no leque dos feriados nacionais, com a justa designação de Início da Luta Armada de Libertação Nacional, pois é demais evidente a manifestação vinda do Estado Português, aquando da Celebração, o mês passado, do 50º Aniversário do início da guerra colonial, versus, guerra do ultramar, versus Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que na sua qualidade de co-protagonista do árduo combate, o qual apresenta uma argumentação oposta à do Governo de Angola.

 

Outrossim, em relação à situação militar em Cabinda, o Presidente da FNLA exortou o Governo a empenhar-se com todos os meios diplomáticos, políticos  e históricos para ultrapassar tão dramática situação.

 

Finalmente, o Líder da FNLA exprimiu a esperança de o Executivo vir a tomar em consideração o caso dos Antigos Combatentes da FNLA, no mais curto espaço de tempo.

 

Feitas as necessárias observações, a Ordem de Trabalhos foi aprovada por unanimidade.   Em relação ao ponto nº 1 da Ordem de Trabalho, a Acta da reunião anterior foi aprovada com emendas.

 

Quanto ao 2º ponto, depois de uma profunda discussão, o Conselho Político Nacional aprovou por maioria qualificada a composição da Comissão Preparatória do Congresso.


No que tange ao ponto n.º3, o Conselho Político Nacional aprovou as datas de 22, 23, 24  e 25 de Novembro de 2011 para a realização do Congresso Ordinário.


Finalmente, o Conselho recomenda:


1. A inclusão do 15 de Março no leque dos feriados nacionais.


2. O tratamento adequado e célere dos processos dos Antigos Combatentes da FNLA concernente ao seu patenteamento no quadro da reforma militar.


3. A integração  nas negociações  de representantes de todas as forças vivas na província de Cabinda.


4. A dinamização do processo de Reconciliação Nacional com a rápida transformação da paz militar em paz político-social, pela erradicação da intolerância política e da exclusão social.


Luanda, aos 6 de Abril de 2011.

 

O CONSELHO POLÍTICO NACIONAL