Ottawa – A comunidade angolana sedeada em Toronto promoveu, neste final de semana, em alusão a mais um aniversário do dia da Paz e da Reconciliação Nacional, uma mesa redonda, subordinada ao tema “Importância da Paz e os mecanismos para a sua preservação”, para reflectir nos nove anos do calar das armas em toda a extensão do território nacional.
 
 
Fonte: Angop

 

Durante o evento foi exibido um documentário retratando alguns aspectos que marcaram o país nos últimos 20 anos, com destaque para as eleições de 1992 e o desenrolar de todo o processo político e militar que culminou com a assinatura do memorando de entendimento entre as forças da Unita e do governo a 4 de Abril de 2002.
 
 
 
Ao intervir no acto, o primeiro-secretário do MPLA no Canadá, Francisco Selei, salientou que a Paz em Angola veio para ficar e que os angolanos não tolerariam um retorno ao passado por considerarem a paz um elemento chave para o desenvolvimento económico, social, cultural e de estabilização do país.
 
 
 
 
Adiantou que a Paz deve ser preservada a todo custo e que qualquer tentativa de criar um caos no país deve ser denunciada.
 
 
 
Por seu turno, o primeiro-secretário da JMPLA, Victor Manuel Bernardo, explicou aos presentes que a manutenção da paz deve ser tarefa de todos angolanos daí que cada um deve engajar-se no seu lar, local de trabalho ou de ensino, bem como no seu meio social, em acções que promovam uma convivência harmoniosa e de Paz.
 
 
 
Durante o evento foi de igual modo analisada a Constituição da República, promulgada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a 5 de Fevereiro de 2010, bem como a presente Proposta de Lei de Combate à Criminalidade no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação e dos Serviços da Sociedade da Informação.
 
 
 
Vários angolanos presentes no recinto manifestaram igualmente o seu ponto de vista concernente ao Dia da Paz, bem como sobre a Lei Magna do país e a Proposta de Lei de Combate à Criminalidade no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação e dos Serviços da Sociedade da Informação.
 
 
 
 
O Dia da Paz e da Reconciliação Nacional foi igualmente marcado no Canadá com a celebração de uma missa de acção de graças, promovida na Igreja do Santo António, cita na cidade de Toronto, pelo secretariado nacional da JMPLA neste país mais ao norte da América.
 
 
 
Para além dos compatriotas afectos ao MPLA, e a ala juvenil e feminina do partido, JMPLA e OMA respectivamente, participaram igualmente na celebração litúrgica membros da comunidade angolana local, da comunidade lusófona e alguns representantes da Missão Diplomática de Angola.
 
 
 
O evento foi procedido de um convívio de confraternização oferecido pelo secretariado da JMPLA em colaboração com os membros da Paróquia de Santo António.