Luanda  - íntegra do  Comunicado do Secretariado Geral da UNITA sobre os últimos desenvolvimentos da situação politica do País.

 

Fonte: Comunicado do Secretariado Geral da UNITA

1. Considerando a que Paz e a Reconciliação Nacional são elementos indispensáveis à estabilidade do País;

 

2. Considerando que a convivência pacífica entre as várias correntes políticas e de opinião é sinónimo de democracia;

 

3. A UNITA tem se batido arduamente para preservar a Paz e a Reconciliação Nacional, infelizmente, tem se vindo a constatar por todo o País, actos de intolerância política, muitos deles a assumirem proporções inacreditáveis, resultando em assassinatos, destruição de propriedades de cidadãos, só pelo simples facto de se identificarem com a UNITA.

 

4. Diante destes factos, a UNITA solicitou por escrito dia 16 de Fevereiro de 2011 através da Assembleia Nacional a criação de uma Comissão Parlamento de Inquérito para o apuramento destas ocorrências, especialmente na Província do Huambo onde a intolerância tem sido mais acentuada.

 

5. Apesar da Assembleia Nacional ter anuído ao pedido da UNITA, constatou-se um grande desequilíbrio na composição desta comissão, e também no terreno, tem se vindo a verificar simulações que visam ofuscar a solicitação da UNITA, com a fabricação de casos procurando transformar o agressor em vítima ou o queixoso em réu. À título de exemplo, os Sobas no Huambo foram instruídos a forjar listas de supostos elementos do MPLA mortos pela UNITA, depois de 4 de Abril de 2002 até aos dias de hoje.

 


6. O Secretariado Geral da NUITA, faz lembrar a opinião pública Nacional e internacional que em nenhum momento, em face das denúncias da UNITA, o MPLA veio a público aceitar a existência de intolerância política no País, muito menos denunciar alegadas vítimas de elementos ligados ao MPLA.

 

7. Perante esta realidade que visa ocultar e escamotear a verdade, o Secretariado Geral da UNITA, condena veementemente, a instrumentalização dos órgãos de Estado e das Autoridades Tradicionais pelo MPLA, na manipulação dos factos.

 

8. O Secretariado Geral da UNITA, exorta a população Angolana em geral e em particular os militantes da NUITA, a se manterem vigilantes.

 

9. A UNITA, através do seu Secretariado Geral, espera da Comissão Parlamentar de Inquérito, isenção no exercício das suas funções para a salvaguarda da Paz, da Democracia, da estabilidade do nosso País e virarmos definitivamente a página da história.

 

Luanda, aos 13 de Abril de 2011
O Secretariado Geral da UNITA