Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, numa declaração publicada hoje, quinta-feira, saúda o "Dia da Juventude Angolana, uma data que celebra o entusiasmo, a dedicação e a coragem com que os jovens do nosso país souberam erguer-se contra o poder colonial e conquistar a Independência Nacional".

Fonte: Angop


Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos Salienta, a propósito, que "foi sempre graças ao espírito de sacrifício e de audácia da sua juventude que o Povo angolano soube resistir e vencer todas as vicissitudes e obstáculos, lançando as bases para a construção de uma Pátria livre, democrática e empenhada no progresso social e no desenvolvimento".

 

"Com a sua irreverência e vontade de se afirmar os jovens estão também sempre na linha da frente da luta pela inovação e pela modernidade e, hoje, com o crescente acesso às tecnologias da informação, facilmente comunicam entre si os seus anseios e aspirações", lê-se ainda na declaração.

 

O estadista salienta que esta facilidade deve, no entanto, ser aproveitada para uma maior compreensão dos problemas e das necessidades reais do país, de modo a não serem alvo de influências negativas ou de intrigas que visam desestabilizar e destruir as conquistas que foram também fruto do sacrifício da juventude.

 

"A energia e dinamismo da nossa juventude deverão ser canalizados para acções construtivas e que dêem continuidade aos esforços daqueles que os antecederam, no sentido de criar melhores condições de vida para as nossas populações mais desfavorecidas", realça a declaração.

 

Incentiva, por outro lado, que através da formação constante, do trabalho digno e do apego ao povo, a juventude continue "a trilhar os caminhos abertos pelos sacrifícios daqueles que os precederam e que tudo fizeram para que os jovens de hoje pudessem estudar e conviver em paz, desfrutar do bem-estar e perspectivar o seu futuro com maior confiança".

 

"É certo que estes objectivos ainda não foram plenamente atingidos, mas se todos, jovens, adultos e mais velhos, nos unirmos num esforço comum e solidário, em poucos anos poderemos legar às gerações vindouras um país digno do seu e do nosso orgulho", explica.

 

O Chefe de Estado terminar saudando, nesta data, a juventude de toda Angola e apela para que se empenhe de forma cada vez mais decidida na criação de uma Angola mais próspera e desenvolvida, onde todos possam aspirar a um lugar a medida dos seus desejos e potencialidades.