O Chefe de Estado falava ontem à imprensa no Estádio Nacional de Beijing, no final do primeiro jogo da selecção nacional de andebol (e da delegação nacional) aos XXIX Jogos Olímpicos. Os contratos e projectos de entendimento em várias áreas de cooperação que os dois países têm, segundo o estadista angolano, “espelham a amizade de um país que acredita no povo angolano”.

O Presidente da República sublinhou que os chineses confiam nos seus dirigentes. “Tal como nós, este país está disposto em estabelecer parcerias úteis para o desenvolvimento dos dois países”, disse.

Convidado pelo seu homólogo Hu Jintao para assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing, José Eduardo dos Santos considerou a competição uma “grande manifestação de solidariedade, amizade e, sobretudo, de entendimento entre todos os povos, reforço da paz e da amizade”.

O Presidente da República disse que ficou “muito impressionado” com o espectáculo de abertura dos Jogos Olímpicos. José Eduardo dos Santos considerou a cerimónia “magnífica, muito bem organizada, com muita imaginação e criatividade, tendo sido aproveitados os avanços da ciência e da tecnologia”.

Ontem, no último dia em Beijing, o Presidente da República participou de um jantar-encontro que o seu homólogo ofereceu aos Chefes de Estado e de Governo dos países da África sub sahariana.

Na quinta-feira, José Eduardo dos Santos participou, no Grande Palácio do Povo, do almoço que Hu Jintao ofereceu aos estadistas de países representados na maior festa desportiva da humanidade. O Chefe de Estado, a Primeira Dama e a delegação que o acompanhou, deixam hoje a capital chinesa de regresso ao país.

*Santos Viola em Beijing (China)
Fonte: JA