Cidade do Cabo - Estudantes angolanos da Universidade de Tecnologia de Cape Town, África do Sul, receberam recentemente, os seus diplomas de fim de curso, numa cerimónia que graduou seis mil alunos daquela instituição do ensino dos quais 50 de Angola.


Fonte: JA


As angolanas Nelma Oliveira, do curso de Recursos Humanos, e Ludmila dos Santos, do curso de Contabilidade obtiveram o “Cum Laude”, distinção atribuída aos melhores estudantes durante a formação.

 

Nelma Oliveira atribui o mérito aos esforços e sacrifícios das noites sem dormir e ajuda dos colegas: “os primeiros anos foram muito difíceis, porque não dominava a língua inglesa, mas com o auxílio dos colegas, nos grupos de estudos, as coisas foram-se tornando mais fáceis e possíveis para mim”, disse.

 

Actualmente a trabalhar para uma companhia privada em Angola, Nelma Oliveira pretende ajudar ao desenvolvimento do país e melhor servir quem procurar os seus préstimos. “O curso fez de mim uma profissional, daí que procuro empenhar-me para melhor servir a empresa para a qual trabalho e o meu país”.

 

Edna da Silva Quitandica, formada em gestão, disse que o fim do curso justifica os gastos feitos pelo pai. Ela considera-se apta para o mercado de emprego. “Foram quatro anos de formação contínua associada ao estágio e acho que não terei qualquer dificuldade na área em que acabo de me formar”, disse.

 

Edna Quitandica agora só pensa em trabalhar e constituir família na terra que a viu nascer. “Foram muito meses distante de tudo e agora que concluí com êxito os meus estudos, só penso em voltar para Angola para trabalhar e resolver o meu lado sentimental”, concluiu.


Clara Chassungo, finalista do curso de Gestão, já esta de malas feitas para Angola. “Ao longo destes anos adquirimos muitos conhecimentos e com este saber vamos procurar materializá-los e melhorar a qualidade da prestação do serviço no mercado angolano”, disse a jovem.

 

Laura Gonçalves, formada em compra e vendas, está em Cape Town como bolseira e agora regressa para prestar serviço à empresa que custeou a sua formação: “só tenho de agradecer a oportunidade dada pela empresa e aos meus familiares por todo o apoio”.

 

Harguilar Felix Nhanga também recebeu o certificado e já pensa em regressar ao país. Engenheiro informático, disse que o certificado justifica os anos distantes da família, dos amigos e da comida de Angola: “isto é o melhor que todos podemos levar de volta para casa ”.


Mazwi Tanga, vice-reitora da Universidade de Tecnologia de Cape Town, disse que “estamos satisfeitos, porque os nossos estudantes conseguiram agarrar todas as oportunidades que lhes foram dadas”. Pediu aos recém formados para demonstrarem com profissionalismo, os conhecimentos adquiridos.


Estruturada em três áreas, engenharia, ciência e comércio, a Universidade de Tecnologia de Cape Town tem dois mil estudantes, dois por cento dos quais são angolanos. A escola existe desde 1920, na altura colégio Tecknicon, passando em 1993 para Universidade de Tecnologia.