Alemanha - Espero com este texto , poder oferecer  uma discussão minimamente organizada em torno de um discurso , que me pareceu  manipulado, fora do contexto , e que não constitui qualquer resposta ás  verdadeiras preocupações do povo angolano.


Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça

 

Quando um discurso  é do tipo encomendado , vazio e desprovido de propostas concretas para o país , não passa de mais um blablabá  ao vento.

 

Um discurso que  parecia , de quem ainda  estar  no bê-a-ba  da política / fingido , ou com pouca visão da realidade actual .

 

Ficou mais do que provado / Angola tem um presidente , com um grande vazio espiritual em si , e  mal aconselhado.

 

E como tal ,  sente necessidade  de fabricar  oportunistas ,  inimigos , vendidos ao estrangeiro , ou simples sacanas , que o querem manchar , assim como o seu governo constituído por familiares , e  pior do que isto ,  totalmente corrupto , que perdeu credibilidade nacional / internacional.

 

Tudo isto apenas ,  para vender uma  imagem fantasiada de vitima , e esconder a incompetência de um governo sob sua gestão ,  num jeito próprio , e caracteristico de ditadores mascarados / disfarçados de salvadores de pátrias.


Se calhar , precisamente por ser enorme o seu vazio interior , é obrigado a falar atoa , manipular  os factos reais , procurando bodes expiatórios em tudo quanto se movimente em sentido contrário.

 

É lamentável que o presidente dos angolanos , mesmo sabendo que seu povo precisa saber de outras coisas , ficar-se , por um discurso tão vazio.  Onde o objectivo principal pareceu ser ,  pedir aos restos de seus simpatizantes , para denunciar aqueles que são , contra as roubalheira , os abusos do poder , os negócios fantasmas de suas filhas , e são pelo esclarecimento de mortes de opositores ou críticos do regime , entre outras coisas.

 

Deixou-nos a ideia de que depois de institucionalizar a corrupção em Angola , agora aposta em transformar o país , numa republica de informantes , estando em plena sintonia com alguns de seus seguidores , que já iniciaram o trabalho arrojado e sujo ,desde algum tempo.

 

Numa altura em o barril de pólvora , pode rebentar á qualquer momento , parece um pouco tarde , até porque os angolanos hoje mais do que nunca , sabem definir  os seus amigos , dos  " inimigos ".   Inimigos " , talvez seja um pouco força de expressão , porque creio não  haver razões , para que os angolanos não lutem todos unidos , para os mesmos objectivos ?.

 

O presidente angolano deu a entender  já ter a certeza de que a maioria dos angolanos , não irão votar na oposição , comprovando aquilo que eu  sempre disse , que as eleições , nem sempre precisam ser ganhas no dia dos votos.  Até  foi um bom aviso , para aqueles que não imaginam a grande aventura ou direi mesmo ,  suícidio  que é , esperar derrotá-lo , em eleições , organizadas e controladas pelos matreiros de sempre , que nunca se imaginaram estar na oposição.

 

Ficou o aviso para os que ainda não estivam avisados , e continuam cegamente esperançosos ,  vivendo na ilusão de um dia assistir  , eleições livre , transparente e verdadeiramente democráticas em Angola , enquanto essa gente estiver no poder.  Eu não acredito nisto , nem mesmo que as vacas deixem de tossir , e  esperar isto , é o mesmo que estarmos a fazer caretas á um morto e esperarmos que ele se ria.  Acompanho sempre e com grande expetactivas , os discursos de várias personagens politicas angolanas , e me ocupam ao longo de uma vida dedicada , não exactamente á política , mas mais propriamente á observação da vida política em Angola.

 

Repito : O discurso do presidente de Angola , para mim ( eu Fernando Vumby ) e este é o meu ponto de vista foi vazio e sem nexo.  Acredito  , que outros tantos compatriotas pensam como eu , que nunca perdi um único discurso do presidente angolano.  Esse discurso , me fez lembrar uma  árvore , seca , morta e sem fruta , e nem até mesmo o seu direito de defesa me  convenceu , porque muita coisa , me parece escondida por detrás dessa história mal contada.  Compatriotas e amigos não acham muito pouco , um presidente de um país mesmo não sendo legitimado , vir á público e dizer por exemplo:

 

Não sou pai dela ! / Não sou corrupto ! / Não tenho dinheiro em bancos estrangeiros  / . Sejamos sensatos , alguém acha que isto basta , e é suficiente  , para quem desde dezenas de anos é acusado de tudo e mais alguma coisa ?.

 

Quanto á mim , o presidente da Angola , para provar que não é aquilo de que é acusado , em vez de dificultar , deveria facilitar investigações sérias e isentas que provassem sua inocência.


Deveria permitir ser bem espremido , ou seja investigado  por pessoas de consciência limpa / da sociedade civil / juristas com créditos e provas dadas /  universitários / professores e religiosos que ainda não se tornaram escravos da mentira.

 

Só assim , e depois dos factos consumados conheceríamos a verdade e contra ela , os argumentos seriam nulos.  É assim que se passa nos chamados países verdadeiramente democráticos , onde até quando se desconfia de um ministro , que foi cabula / possuidor  de diploma duvidoso / deve  expor o seu cargo á disposição , para facilitar o trabalho de investigação ?

 

A GUERRA DESENCADEADA PELO REGIME CONTRA OS INTERNAUTAS E DIÁSPORA PROVA DESESPERO.

 

É preciso não esquecer que existem  angolanos , que já deixaram de o ser oficialmente desde vários anos , e vivem protegidos sob leis , que lhes permitem exteriorizar seus sentimentos  , sem que isto constitui qualquer  crime.

 

Difamação em qualquer parte do mundo é , e deve ser sempre condenado , mais a verdade jamais será condenada , seja  da forma como ela for dita , e em que circunstâncias ou redes sociais .  É um desafio arrojado e uma luta inglória  , onde a força e razão da verdade , acabará sempre por vencer a razão da força musculada.

 

Não acho bom desafio , acusarem os internautas e principalmente os angolanos que vivem fora do país , como agitadores e outras ameaças do género.  O presidente angolano e outros devem perceber que este é o caminho errado , poderá agudizar , e abrir novas feridas , aos tantos angolanos que se sentem cá fora  , desespresados e sem qualquer apoio consolar mesmo quando  conservam ainda a nacionalidade.

 

Atenção : Este não é nenhum  choro , é uma entre outras  tantas razões , que tem feito exaltar os ânimos de tantos angolanos que se sentem tratados , como cidadãos de segunda por viverem fora do país.

 

Sem direito ao voto , sem direito á palavra / chantagiado da cabeça aos pés , até mesmo para a obtenção de um passaporte ( crioulo ) , para darem uma volta ao país.  Esse tipo de discurso , pode ser interpretado como a entrega do machado aos fanáticos , que estão sempre prontos a fazerem o serviço sujo do regime  seja onde for , criando um clima de desconfiança entre os próprio angolanos.

 

Já não é de hoje que todos aqueles que quiseram , desmascarar comportamentos indecorosos do regime , acabaram acusados de agitadores e raramente não tiveram um fim triste.

 

Viva Angola -- Viva as manifestações pacíficas como uma das melhores formas  para se derrubarem  ditaduras , prepotências , abusos de poder , rumo á  conquista dos nossos direitos fundamentais.


Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby