Luanda - O Secretariado do Bureau Político do MPLA considera que os trabalhadores angolanos têm desempenhado o papel determinante em todo o processo de reconstrução nacional e de desenvolvimento do país, particularmente no combate à pobreza de forma sustentável, pela via do aumento da produtividade no trabalho. 


Fonte: Angop
 


Esta constatação vem expressa numa mensagem do órgão executivo do partido governamental angolano, distribuída em Luanda, a propósito do Dia Internacional do Trabalhador.

 

Destaca que, assinalando-se hoje, 1 de Maio de 2011, o DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR, o Secretariado do Bureau Político do MPLA endereça, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, a todos os trabalhadores angolanos, de Cabinda ao Cunene, o seu voto de solidariedade, pela comemoração de tão importante data.

 

Reitera o propósito do MPLA continuar a promover uma política laboral que garanta a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, nomeadamente para os jovens à procura do seu primeiro emprego, para os desempregados, para os portadores de deficiência e trabalhadores abrangidos pelo processo de privatização, de redimensionamento ou de reestruturação empresarial.

 

Neste sentido, acrescenta ainda, o MPLA continua a defender uma política de emprego abrangente e concertada, visando a promoção da qualificação dos recursos humanos, pela facilitação do acesso ao ensino técnico-profissional e ao sistema de formação profissional, pela luta contra o analfabetismo e pela diminuição do número de jovens que entram no mercado de trabalho sem terem obtido uma qualificação mínima.

 

A terminar, o Secretariado do Bureau Político do MPLA aproveita o ensejo para, igualmente, endereçar, a todos os trabalhadores estrangeiros que labutam legalmente em Angola, o seu mais profundo reconhecimento pelo contributo que têm prestado para o desenvolvimento do país, convicto de que esta colaboração permitirá reduzir o nível de dificuldades que ainda se vive.