Luanda - Uma comissão interministerial do executivo angolano está estudar uma estratégia para o combate ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, apurou a RNA, nesta Terça – feira, 17/05.


Fonte: RNA/Angop


A comissão recolhe neste momento contribuições para enriquecer a estratégia para o combate ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

 

A Escola Nacional de Administração albergou um workshop com esse objectivo.  Em declarações a RNA, o Ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, disse que é necessário que se elaborem medidas claras que criem limitações na venda de bebidas alcoólicas.

 

“Com certeza que vai poder traçar medidas claras sobre como o país deve olhar para a sua juventude, a sua sociedade e colocá-la distante do consumo do álcool e outras limitações se calhar a venda de bebidas alcoólicas”, ressaltou o governante.


Alcoolismo apontado como principal causa de violência


O consumo excessivo de bebidas alcoolicas foi considerado, em Luanda, pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, como a principal causa dos casos de violência no género ocorridos no país.

 

Em declarações à Angop, à margem do "Workshop sobre o Combate do Consumo Excessivo de Bebidas Alcoólicas", a governante fez saber que casos de abusos sexuais à menores, conflitos nos lares, homicídios, entre outros actos criminosos são, na sua maioria, motivados pelo uso exagerado de bebidas alcoólicas.

 

“O fenómeno do alcoolismo tem causado consequências drásticas na nossa sociedade, dando origem a casos de maridos que matam mulheres, mulheres a matarem maridos, filhos a matarem pais, factos que estão a causar desintegração das famílias e a influenciarem negativamente no processo de desenvolvimento do país”, frisou.

 

Genoveva Lino afirmou que as principais causas de percas humanas por acidentes, particularmentes de jovens e em idade reprodutiva são por consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

 

Genoveva Lino apelou à sociedade angolana, em particular a juventude, a impor-se numa mobilização e consciencialização no combate ao consumo excessivo de álcool que destabiliza a força motriz e as famílias angolanas.


 
A responsável aconselhou as famílias a procuram sempre as instituições especializadas, para aconselhamentos dos casais visando diminuir o impacto da violência no género na sociedade.