Luanda - A versão oficial  é deturpada , mal contada e esconde muita verdade que raramente será conhecida , enquanto a espinha dorsal da tirania sob gestão de JES , não for quebrada.


Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça


ImageSe a intenção fosse de facto  derrubar  /  Dr. Agostinho Neto  /  acredito que não falharia , e não se ignoraria a presença cubana que tinha como uma das principais missões em Angola.

 

Defender com unhas e dentes ( Dr. Agostinho  Neto  ) o que já  significava para os mesmos , defender a revolução angolana. Acredito que tudo teria sido bem calculado , e longe daquele atabalhoamento arrojado e emocional. E nem haveria aquele excesso de infantilismo juvenil , que fez  muitos  cantarem  vitória , onde  ela ainda estava longe de ser uma realidade.

 

As coisas teriam se processado noutros moldes , até porque nunca foi tão difícil como muitos pensam , o acesso á presidência da republica. Agostinho Neto não tinham batalhões especiais para o proteger , nem homens disfarçados á civil. Das mais variadas nacionalidades / bem treinados e pagos á preço de ouro , como nos dias de hoje / com uma única missão .


Defender de tudo e de todos   um presidente que se tornou , num dos homens mais odiado , por um povo que se sente traído , humilhado , espezinhado  e roubado.

Chamem-lhe , os nomes que quiserem  / contra-golpe / ou outro qualquer , menos tentativa de golpe de Estado.

 

Quanto aos massacres , e a brutalidade utilizada , é simplesmente lamentável  a forma como ambas partes banalizavam a morte.

 

E pior , quando mortes idênticas  ainda acontecem nos dias de hoje , e para complementar , muitos continuam preferindo ficar calados , por medo de  sofrem represálias por parte do regime vigente.

 

Enquanto continuamos á assistir , verdadeiras acções genocidas do regime autoritário actual , que ainda por cima se dá ao luxo. De criar comissões que não passam de autenticas farsas , para investigar  massacres á vista de toda gente  e denunciado por quase toda oposição.


Que admitam , comissões internacionais que trabalhem com as instituições cívicas angolanas , para fazerem as investigações e apurarem á verdade dos factos?


Em vez de continuarem  com a estupidez de sempre , em se armarem em espertos que pensam conseguir manobrar  um povo todo tempo e a vida inteira ?


Seja lá o que tenha sido o 27 de Maio de 1977 , agora não nos interessa viver preocupado em demasia na procura do termo adequado , para  designar ,os  acontecimentos ocorridos naquele dia.

 


Porque afinal a Bíblia nos diz ; -- ( Que os homens só plantam o que querem , e colhem o que plantam )

 

A lembrança daqueles que foram mortos de ambas partes / e a impunidade de seus algozes , dá-nos a sensação  de impotência , e o pavor em qualquer dia ,  perdermos outros tantos.


Sinceramente não sou daquelas pessoas , com grande paixão para homenagear  mortos , mais sempre que me lembro deles.  E fico sem saber  onde depositar um ramo de flores , não tenho vergonha em deitar uma lágrima por eles ,  ou fazer uma oração pelas suas almas. Porque afinal , pessoas que conhecemos de  perto , e com quem convivemos numa , ou noutra ocasião , seja como chefes em termos de hierarquia .

 

Compatriotas / ou como simples camaradas do mesmo partido e de ( FAP LAS )  que éramos ,  não se esquecem facilmente.


Como esquecer pessoas que nos marcaram pela positiva  , como por exemplo , um Eurico Gonçalves , Rui Mingas , Kiferro , Monstro Imortal , Dangeré , Luísa Fontes , Mena Mazanza ( de Benguela ) Maria Bartolomeu , e outros tantos ?

 

Pessoas  que um dia nos dispensaram  a sua  atenção  e compreensão , nos transmitiram a sua experiência , ou nos trataram pura e simplesmente , como irmãos da mesma pátria ?

 

DRAMA DE  ( LUÍSA FONTES ) NO " 27 DE MAIO DE 1977.

 

Ela entrou presa já com sua blusa rasgada , e cedo logo percebeu o grande  desafio que tinha  pela frente  naquela cela detrás , não muito longe dos gabinetes da tripla / Ngunga / Nelo / e Miranda.  Que eram transformadas em salas de autentico terror / interrogatório /  e toda espécie de crueldade , para satisfação dos caprichos de quem estivesse de serviço.  Mesmo que se queira  perdoar , não poço esconder ou ignorar os gemidos e gritos angustiantes de ( LUÍSA FONTES ) ,  minha amiga dos tempos de militar  nas matas  / do Belize / , e das nossas conversas entre a ( B 4 / B5 / B6 / B7 & C 9 ).

 

Nem aquelas tantas nossas irmãs , que caminhavam no silencio das noites pelo pátio salpicado de gotas de sangue , com os olhos inchados de sono , e com destino incerto ?

 

Enquanto  outras ,  entravam , e saiam tremendo  desesperadas ,  pelos estrondo das chicotadas e corunhadas que se ouviam , pela noite fora e madrugadas.  Elas tinham em comum  o mesmo sofrimento , desde assédio sexual , violentos atentados ao pudor e discriminadas como mulheres . Que os carrascos pretendiam utilizar como meros objectos de prazer , antes de as matarem ou recrutá - las , para o serviço secreto , como aconteceu com algumas fracas de espírito , que hoje vivem com a cabeça para baixa . Com o peso sobre a consciência , porque depois de recrutadas  muitas se tornaram  , nas piores carrascas de suas amigas / ou  ex-consofredoras. Elas sabem , quem são / aonde e com quem estão hoje , vivendo uma felicidade fingida .

 

Porque a felicidade de um ser humano não se resumo ao dinheiro / ao cargo que ocupa na sociedade / nem muito menos  ao estatuto de ser amante ou esposa do fulano de tal.

 

" Luísa Fontes  "   talvez tenha apressado  a sua morte ,  por se ter recusado a dizer coisas  de que não sabia , e não ter dado seu corpo esbelto , cobiçado pelos assassinos. Mas  ainda lutou /  quando sob ameaças de morte , a quiseram violar em troca de uma  liberdade fingida e simulada / mas acabou morta , em tão pouco tempo.

 

Aqueles que passaram pelo (  CIR Belize em Cabinda nos anos 75 / 76  ) , devem se recordar desta camarada  ( Teresa era magra e tinha um olhar muito sério e penetrante ) .

 

DEUS QUE A TENHA EM PAZ

 

Mais a maioria não  faz , a mínima ideia do drama  vivido por ela , antes de ser morte , no tão pouco tempo , que a deixaram viver.  Ela foi uma pureza de mulher , muito firme nas suas convicções , e dava gosto conversar com ela , que nunca se cansava em dar as suas opiniões e criticas no sentido de ajudar o próximo .

 

Mentem , aqueles que afirmam , que eu raramente choro , e lamento a morto dos comandantes , ocorrido nos acontecimentos  do dia 27de Maio de 1977.  Essas e outras afirmações , partem geralmente de pessoas que ainda não leram metade dos meus escritos .  Para constatarem a  intensidade com que também  critico ,  as acções criminosas praticadas por pessoas ligadas á outros partidos ?.

 

Quem leu as minhas crónicas ( Jamba um inferno na terra ? ) ( ou Sangue no Kinkuzo ) não pode nunca , considerar-me ,  ao serviço de quem quer , que seja. Temos a obrigação moral e patriótica  de evitar outros banhos de sangue na nossa terra.
 

E oxalá que tenhamos todos  aprendido , com as lições dolorosas daqueles acontecimento , e que tiremos as devidas  ilações , para que coisa idêntica , jamais  volte acontecer em Angola.

 

Muita gente não faz a mínima ideia , daquilo  que se passou por detrás , daqueles tantos portões ,  das tantas cadeias espalhadas por todo o país , e locais improvisados

 

Nem muito menos nos bairros / nas caves improvisadas de cadeias / no ministério da defesa / ou em residências particulares utilizadas como autentico inferno  para interrogatório e práticas das mais  cruéis , mal tinha começado a caça ao homem ?

 

E também  quem viu com os seus próprios olhos , a forma  como os comandantes foram amarrados , pontapeados e lançados para á furgoneta  rumo á lixeira , e serem queimados ?

 

Quem sabe  , a  forma como foram violadas  algumas jovens confundidas por outras /  arrastadas para a casa mortuária de olhos vedados , e atiradas para cima de cadáveres , de pessoas que até conheciam.


Se ama á Deus , não pode aplaudir  tal crueldade , e nem deixa de  soltar uma lágrima  de dor , e de incompreensão , por tudo quanto se   passou com eles ( elas ) , e  outros  compatriotas , seja de que lado estiveram.


Que mal fizeram eles ou elas , aos seus assassinos para merecerem , uma morte daquelas ?


REPITO:

 

Por aquilo que vi  como os meus próprios olhos , podia ser tudo menos tentativa de golpe de Estado.  Importa dizer que conheci e lidei-me com tanta gente que depois foram apontados como cabecilhas  nas declarações que foram sendo publicadas. Mais sinceramente ,  em momento nenhum ouvi , sair da boca de algum deles , a palavra vamos derrubar o regime através de um golpe de Estado. Nem mesmo naqueles encontros onde uma ou outra  vez , apareciam figuras como Nito Alves / Zé Van-Dunem / Pedro Fortunato / Monstro Imortal / Betinho / Paulito / ou Escorpião , na Vila Alice ou noutro bairro qualquer ,  a palavra golpe de Estado era ouvida.


Éramos tantos naquele dia , ansiosos em caminhar em direcção ao palácio , para fazer apenas sentir o nosso descontentamento , empunhados de lenços brancos e entoando canções revolucionarias  , logo pelas primeiras horas da manha do dia 27 de Maio de 1977.

 

Pouco tempo demorou e fomos todos  derrepente surpreendidos , por violentos disparos e pequenas explosões , um pouco por toda cidade nuvens de pequenas fumaças  tomavam conta do céu.

 

E na medida em que a fumaça ia desaparecendo , de regresso ao nosso ponto de partida íamos percebendo dos estragos , provocado pelas pequenas explosões e alguns tiros que lançaram a cidade em pânico total.

 

Nunca se tinha visto tantos militares cubanos e angolanos em carros  blindados / militares e civis armados de metralhadoras e espingardas , sempre á alta velocidade ,pela cidade , muitas vezes atropelando tudo quanto se movia.

 

Era difícil perceber , toda aquela movimentação , disparos e o amontoar de gente que era presa , quase de minuto á minuto e algumas lágrimas que se misturavam com sangue.

 

Quem caminhasse desde o baleizão ,  bairro  Travaço /  Santo Rosa / antes de chegar ao Tondela ia encontrando ao longo do percurso algumas casas que haviam sido derrubadas e outros estragos provocados  por blindados do exercito.

 

E o povo estava longe de imaginar que depois dos primeiros confrontos entre os movimentos de libertação e o massacre do kifangondo , seria mais um acto de barbaridade num país , que não estava mais do que dois anos de " independência " ?


 A TEORIA  SOBRE QUEM MATOU QUEM & QUEM ERA KIFERRO ?

kiferro não fez um único disparo , e nem foi ele quem ateio  fogo , na carrinha onde estavão os comandantes carbonizados.  Para aqueles que não sabiam , ficam sabendo que foi o Sabino ( Conhecido por Sabata )  quem ateio o fogo.

 

E quem é era o Sabata ?

 

Isto fica para outra altura , deixo aqui apenas uma referencia  / ele foi o carrasco da UNITA no ( Pica-Pau ) uma base que quase desmantelou sozinho , dado a sua valentia.

 

Exactamente numa altura em que Dr. Agostinho Neto pretendia negociar com Jonas Savimbi , para se evitar o banho de sangue que foi. Por isso , no dizer de vários estudiosos , com Agostinho Neto / Angola  não teria vivido o longo periódo de guerra que teve / e jamais permitiria , que o sangue dos angolanos se transformasse em mercadoria.

 

Agora que não me venham cá dizer que as guerras em Angola não serviram como fonte de rendimento de muitos ,que hoje , parecem encostados á sombra da mulemba e afortunados com aquilo que eles chamam / os lucros da guerra ?


Isso também vai ficar para depois , porque é tempo de reflexão sobre os acontecimentos ocorridos no dia 27 de Maio de 1977.


E O KIFERRO ?

 

Man Kayfy -- era assim que a malta do bairro Sambizanga o tratava , era um homem que aparentava ter tudo para se sentir feliz.

 

Qualquer um que olhasse para ele , pensaria que era muito feliz . Tinha uma cultura á cima da média , roupas finas , uma casa não muito longe de sua mãe , irmãs , amigos , e era pessoa de humildade raríssima. Inteligente , admirado e respeitado por todos aqueles , que lidavam com ele de perto , e gostavam de o ouvir falar sobre política.

 

Quando não estava em campo  jogando , ora á defesa central , ou lateral , pela equipa do bairro que ajudou a construir e crescer ( Juba ) "Juventude Unida do bairro Alfredo ".  Longe do glorioso sonho da (  Associação Progresso do Sambizanga ). Kiferro era homem de muitas leituras e também gostava de contar os  dramas vividos  , nas cadeias da PIDE-DSG por , onde passou como preso político e da sua militância nos comités de bairro.

 


Era activo e bom dinamizador na comissão popular do bairro Sambizanga , onde a maioria dos seus membros , acabaram também por ser mortos no mesmo processo fraccionismo. Alguns dos seus amigos sobreviventes , talvez ensinados pela sociedade , ainda preferem esconder , ou não falar dos seus verdadeiros sentimentos . Enquanto outros vão escrevendo deturpada e absurdamente , a verdade histórica dos acontecimentos  da forma que lhes convém. Excessão  , algumas pessoas que me recuso a mencionar seus nomes , sob o risco de cometer injustiça caso me esqueça de um ou outro.

 

É um drama terrível , a forma como o regime tem manobrado os acontecimentos históricos , mas muitos continuam sem coragem de contrariá--los ?

 


DEUS QUE TENHA TAMBÉM TUA ALMA EM PAZ / AMIGO KIFERRO !

 

Tive orgulho de o conhecer pessoalmente e ter sido amigo de sua família .Lembro-me de algumas das suas irmãs e vizinhas que ainda  me recordo como se fosse hoje. A Rosa que trabalhava na Vilares / Fatinha /  Miralme e Tukinhas que eram suas vizinhas naquele beco , que tantas vezes , fizemos de nossa mutamba."Ponto de encontro " Mas afinal , atrás daquela aparência ,  Man Kayffy não era feliz , assim  como quase toda malta que já tinha os olhos um pouco aberto , e acompanhava as movimentações políticas e o comportamento de certos governantes.


Éramos todos jovens que chorávamos , e sangrávamos por dentro ?
Se me fizessem essa pergunta  --- Responderia , que sim  !!!!


Saudações patrióticas / Viva Angola seguros de que a razão da verdade tarde ou cedo triunfará.
Tudo pela pátria & somente por ela

 


Fernando Vumby

Fórum Livre Opinião & Justiça