Lisboa - Um ambiente de contradição esta a ser registrado em meios policias em Luanda face  a detenção dos jovens promotores de uma manifestação contra a pobreza  prevista para esta Quarta-Feira (25). O Comandante Interino da 3ª  esquadra do Cazenga, identificado Comandante “Pontes”  pretende avançar com uma versão alegando que prendeu o promotor da manifestação,  por porte  ilegal de arma de fogo.


Fonte: Club-k.net

Jorge Bengue rejeita comprometer-se com esta  versão

A versão do comandante “Pontes” não esta a ser acolhida  junto do  comando provincial da polícia em Luanda por falta de fundamento. Em reação o  porta-voz deste  comando provincial, superintendente-chefe Jorge Bengue, recusa-se a  dar seguimento a esta versão.  Opta por não reagir os pedidos de explicações  dos  jornalistas para se pronunciar sobre o assunto. Aparenta não desejar repetir  o erro da detenção do rapper Brigadeiro Mata Frakus e amigos quando foi induzido pelos seus superiores apresentar uma versão sem consistência.

 

A falta de fundamento da versão do comandante da policia quanto a versão de posse de armas dos jovens é esbatida nos seguintes pontos a saber:

 

-  A operação da detenção dos jovens foi conduzida por dois  elementos "Budia” e  “ Gi Lopes”,  que se fazem crer serem do Serviço de Informação e Segurança do Estado. Ambos são muito próximos ao administrador municipal do Cazenga.

 

-   Embora a polícia não tenha participado na operação,   assumiu horas depois a  prisão do jovem  Luís Bernardo.

 

- De inicio dizia-se que a detenção era para “limpar” a área sob alegação de que o Presidente da Republica iria se deslocar ao Cazenga.

 

A versão de  porte de armas de fogo  avançada pelo comando da policia no Cazenga, é vista como estando a dar seguimento a  informações  que correm em Luanda dando conta da distribuição de panflectos em alguns bairros acusando os promotores da manifestação de pretenderem pegar em armas para reascender o retorno a guerra. É apresentado como financiador dos panflectos, o empresário  Bento Kangamba do Comitê Central do MPLA  que recentemente assumiu em entrevista, a uma radio local, uma campanha  desfavorável aos jovens promotores da manifestação do dia 25 de Maio.

 

Por outro lado, um grupo de jovens do Rangel e arredores  decidiu concentrar-se a partir das 10h no largo da independência para exigir a libertação de  Luis Bernardo e esclarecimento dos outros colegas do grupo que  são dados como desaparecidos. Os mesmos alegam que a versão do comandante “Pontes” do Cazenga não passa de “uma armação” dos dois elementos da segurança de Estado que prenderam o rapaz em sua casa.