Luanda - No seu trabalho de fiscalização partidária, a  União das Tendências do MPLA, fez circular um comunicado denunciando haver crise de liderança no Comitê partidário da Ingombota. O documento distribuído por esta corrente interna do partido no poder, acusa o referido comitê de violação aos estatutos consubstanciada em clivagens internas.  Se que na integra o Comunicado assinado por Luis Fernandes.



Fonte: UT-MPLA


A

TODOS OS MILITANTES DO PARTIDO DA PROVINCIA DE LUANDA
CAROS COMPATRIOTAS E MILITANTES!


A UNIAO DE TENDENCIAS DO MPLA – MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇAO DE ANGOLA «C.O.E.D.R.», tomou conhecimento através dos militantes do CAP, «Reflexão», sediados no município da ingombotas, das irregularidades constantes que se substanciam em violações dos princípios estatutários do Partido e consequentemente da Carta Constitucional vigente na República de Angola, pelos militantes que compõem a direcção do Comité Municipal do Partido da ingombotas.


Tendo em conta a particularidade dos militantes que integram o município, a UT-MPLA defende o princípio de que uma atenção especial deve ser prestada pelos órgãos de direcção do partido, sobretudo do Comité  Provincial de Luanda e a Comissão de Auditoria e Disciplina do Comité  Central do Partido.


Pois, a atitude da coordenação do referido comité reflecte um comportamento liberal e oportunista, sobretudo pelo facto de não aceitem o jogo democrático na competição da alternância do poder, o que constitui violação do artigo 10 e 11 dos estatutos vigentes do partido, e o artigo n 17 da constituição e suas respectivas alíneas.


Face a esta ocorrência, que tem lugar no Comité Municipal da Ingombota, deduzimos que existe dentro dele uma grupo fraccionista , que age a margem dos estatutos e programa partidário, e que só logra atingir os seus objectivos  porque estão confiantes no apadrinhamento existente no Comité Provincial do Partido de Luanda, o que é bastante preocupante  porque constitui um obstáculo para a realização do programa maior do partido « realização do bem estar de todas as populações Angolanas  independentemente do seus estrato social»


Perante a gravidade da questão e porque todo o tipo de fracção é condenável nos estatutos do partido , esta corrente de opinião  representado pelo comité de reflexão do partido , apela  a Comissão de Auditoria e Disciplina do Comité Central do Partido a tomar as medidas , assentes nas orientações contidas no capitulo de sanções e disciplina de acordo os estatutos do partido.


Gostaríamos de recordar aos militantes que integram o C.D.A, do perigo que representa a violação dos princípios estatutários quando cometidos por militantes que exercem cargos directivos.



A violação destes militantes acarretam desvio de linha política pelo partido definido em congresso o que é bastante, mais bastante grave, pois põem em dúvida a autoridade política da direcção do partido e não só  promove o descrédito e desconfiança das populações quanto as politicas pelo partido apresentado na sua moção eleitoral.


Para além do município da Ingombota, similares atitudes e comportamento se fazem sentir no comité municipal do Rangel, Maianga, Sambizanga, o que nos faz crer que estamos em presencia de uma crise de liderança partidária, que deve merecer, o cuidado devido para salvaguardar a continuidade do partido nesta nova fase de luta que se caracteriza pela identificação dos adversários sociais da independência económica.


Onde, diferentes grupos económicos constituídos em grupos de pressão tudo fazem para imporem as suas ideias assegurado pelo poder económico que detêm  ´-É aqui onde as tendências aparecem  e são legitimas desde que respeitam os estatutos. O que não é o mesmo que uma fracção. -Estes existem mais não são legitimas porque violam os estatutos.


A confusão destes dois conceitos deve merecer estudo e debate para repor a legalidade do conceito de tendência politica no seio o MPLA, pois estamos todos recordados, dos pronunciamentos públicos de dirigentes do MPLA, a promoverem a ideia de que no MPLA, não existem tendências, admitindo de que elas já foram resolvidas. É pois lamentável que um dirigente tenha um deficit de conhecimento politico, até este nível, é gravíssimo nesta fase de luta de classe, se assim podemos admitir .- É desguarnecer o partido na defesa da sua linha politica , logo este militante deve merecer um acompanhamento por parte do C.D.A. – Pois não devemos esquecer que o triunfo da democracia é uma luta de vida ou morte para uma das classes em contradição, nomeadamente os trabalhadores e os intelectuais revolucionários  dum lado , e os representante oligarquia nacional em defesa dos monopólios e a pequena burguesia do outro lado .Esta luta ocorre no seio do partido e das instituições do Estado e da sociedade, negar esta verdade é trair o partido MPLA e os antigos combates e o povo em geral.


A União de Tendência do MPLA, esta esperançado que o desfecho e o tratamento que nos próximos dias deverão ser tomadas pelas instancias superiores, do partido, seja capaz de unir os militantes na base da diferencia de ideias e opinião no respeito ao pluralismo de expressão e politico que é a base para o desenvolvimento da democracia pluralista pelo partido definido e que vem reflectido na constituição vigente em Angola.



LUANDA, 26 DE MAIO DE 2011-05-26


PELA COORDENAÇAO DA UT-MPLA.-C.O.E.D.R

LUIS FERNANDES