Alemanha - A oposição em Angola e a sociedade civil , deve estar mais firme , diante das peripécias do regime  , que agora parece ,  querer utilizar tudo para desacreditar o verdadeiro carácter das nossas manifestações.  Homens que se pretendem " íntegros" não precisam fazer este jogo sujo , manipulando quase tudo , se portando claramente  como pessoas que querem um país só para eles.


Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça



O MPLA é um partido " geneticamente " radical e cheio de rancor dos seus opositores e de todos quanto não pensem como eles. Embora se apresente quase sempre , com discursos de bem - intencionados , algo  anacrónico e intimamente ligado á modelos de regimes autoritários.


JES e sua gente têm tido grandes dificuldades em estabelecer com quem pensa diferente deles , uma relação conciliadora . Isto prova as tantas armadilhas que se tem montado , puramente para se desacreditar  partidos da oposição / grupos cívicos existentes no país , e políticos que não se identifiquem com a corja.


A UNITA / Omunga e outros tantos partidos políticos , e organizações cívicas que o digam ?


O MPLA , mesmo depois de tantas farsas e falhanços , ainda não compreendeu  , que não se contrói um pais digno , sem uma oposição organizada / atenta e  sem pessoas que pensem diferente ?

A postura " camaleônica " do MPLA , busca somente o seu bem estar , de seus correligionários e financiadores. Agora que não me digam que não precisam , porque Angola tem diamante e petróleo de sobra , para sustento de tantos camaleões que temos no governo ?



Este velho e já nojento comportamento do regime angolano ,  acaba por não os credenciar como pessoas íntegras e confiáveis , como se querem fazer passar nos seus discursos demagogo .  Como a sua política , em desacreditar permanentemente os seus antagonistas serve apenas , para esconder as tantas roubalheira / praticadas por quase todos / e inibir irregularidades.   E quem é sério não pode deixar de se sentir indignado com essa prática de um regime que desde há muito tempo , que já deu provas de incompetência.



Quem dizia que a Dia tinha acabado estava enganado , ela ai está , sem cara lavada e com velhas tácticas. Conduzidos desta feita por generais autoritários de formação  duvidosa , bons moços de recado , e rapazes corajosos como são tratados.  Gente iluminada , que pelo dinheiro ou em troca de uma patente , estão  sempre prontos á varrer tudo e todos ,  desde que perturbem a ordem ditatorial.  Mesmo brutamontes e pouco letrados que são  alguns ,  já se sentem vaidosos e privilegiados , por ostentarem patentes oferecidas de bandeja .


E pertencerem ao staff , com acesso aos cofres públicos , que comem e bebem ,  do petróleo e dos diamantes. Para esses  o resto pouco interessa , porque o mais importante  é mesmo  estar , cada vez mais próximo dos cofres . E serem sempre  bem recompensados ,  quando dão  mais uma das suas golpada ao contrário.  Alguns deles desde os anos 76 / 77 / até 1992 , que se destacaram como alunos aplicados  , nas matérias leccionadas nas escolas das secretas Russas / Cubanas e Chinesas.  E hoje se sentem vaidosos / meio ricos e admirados  no meio de uma elite assassina , por tudo quanto já fizeram para manter a bandeira da tirania hasteada. E agora com fama e dinheiro acumulado , vão recrutando uma parcela  da elite social intelectual  esfomeada , para lhes sistematizar em planos , as acções políticas  do regime caduco.



Gente que já nem precisa disfarçar seu sistema de actuação , baseado no populismo primitivo , do tipo utilizado pela dupla / Bento Bento / Beto Kangamba / ou ( Kamanga ) , o quanto me é difícil pronunciar este nome ?


Quando não eliminando indivíduos atrevidos , e movimentos dissidentes , que se aventurem , em atingir o sucesso com grande ousadia . Acredito que essa gente nasceu mesmo para isso , pois todo o ser humano quando nasce , já vem marcado com as suas tendências e disposições , segundo as ciências.

Como nunca aprenderam á respeitar o seu semelhante e aceitá-los como são , o meio social deles acabou por facilitar e desenvolver ainda mais , as práticas aterrorizantes que até hoje ainda assumem.  Essa história dos panfletos fabricados  já não é de hoje / e agora quem vai falar sobre isto só eu.  Acredito de que se a justiça em Angola não fosse apenas de / faz de contas , que é / cómica e virada de cabeça para baixo .  Sem ser preciso fazer ressuscitar alguns já mortos  , seriam muitos os angolanos que sacrificariam seus nomes , para confirmarem esses factos ocorridos e praticados pela Disa que vou relatar.



Essa manipulação recente dos ditos panfletos , vem mais uma vez comprovar de que , este regime não é sério , e de que não se pode confiar nele. Manipulação de panfletos / discursos importante de adversários  políticos / e outras tantas que em outras ocasiões também já denunciei , não é uma  prática  nova no MPLA.  Faz parte de uma velha estratégia , com propósitos muito  bem definidos e calculados .



Se calhar até , foi mais uma boa lição  para os que continuam a confiar cegamente neste regime , mesmo perante tantos factos , que provam falta de seriedade política. Um partido sério / responsável e bem intencionado não precisa ir assim tão longe , ao ponto de se portar com marginais  desesperados. E pior , quando esse mau habito vai penetrando no sangue da maioria dos nossos governantes , e carcomendo o seu cérebro.


Essa pratica deu o seu ponta-pé de saída , ainda quando decorria o ano 1976 , e dai foi se ramificando até aos dias de hoje  , sem sofrer grandes retoques .


Quem não se lembra dos fígados apresentados publicamente / sangue / e outros órgãos humanos / manipulados / para fazer crer ao povo angolano ,  que a FNLA ,  era um movimento de canibais ?



Para os camaradas , era preciso á todo custo desacreditar a FNLA , e destrui - lo , como um  movimento forte e organizado que era . E esses planos maquiavélicos , encontrava quase sempre  um terreno fértil , que era um povo ignorante e abandonado ao analfabetismo , que chegava acreditar muitas vezes  nesses truques de bandidos , de um regime que se diz responsável. O fabrico de panfletos foi  arma poderosa e mortífera  em mãos da Disa , utilizada principalmente contra os portugueses.


Quantos portugueses , viram - se forçados á abandonar suas casas e bens materiais ?


Acusados de pertencerem á FNLA ou UNITA , por causa dos panfletos  que lhes eram introduzidos em suas casas pelos serviços secretos ?


Quantos oficiais operativos da Disa , se davam ao luxo de os fabricar / e introduzi-los em quartos de hotéis , onde se encontravam cidadãos estrangeiros hospedados  ?


Dentro de armários / debaixo das camas / e logo depois eram os mesmos , que davam uma de  que , eram portadores de mandatos de captura ?

Quantos portugueses , foram expulsos com mandatos de expulsão falsos , muitas vezes fabricados á revelia das chefias ?

Quando os bens materiais das vitimas , não eram repartidos entre chefes e subordinados ?

Quantas vezes  não vimos com os nossos próprio olhos através das grades , roupas / calçados / motorizadas / carros em poder de agentes.

Que eram pertença de estrangeiros que depois foram expulsos do país , quando não de nacionais que acabavam mortes ?


Quantos estrangeiros , ficaram sem os seus carros á porta de hotéis , acusados de reacionários , e acompanhados até ao aeroporto com ordem para nunca mais regressarem ao país ?


Sem falar daqueles que foram obrigados a abandonar o país , com a única roupa que tinham no corpo , sem tempo de se despedirem de seus amigos e colegas ?


Porque já tinham a sua vivenda / apartamento / carro / barcos de recreio / camiões  / mobiliário ou sua loja , debaixo do olhar ganancioso , de alguns que se intitulavam como isto , e aquilo da Disa ?

( Coitado do branco alheio )

Era assim que se dizia popularmente , quando ainda alguns sensíveis , sentiam alguma pena dos inocentes . Que não sabiam  como reagir , perante um todo poderoso e temido agente da Disa , que lhe acusava de ser encontrado com um panfleto , deste ou daquele movimento em casa ?


Esta história sobre manipulações de panfletos , se calhar qualquer dia ainda venha á gastar muita tinta.  E  só é  pena e triste , que muitos dos protagonista , não tenham sobrevivido a tempestade arrasante  dos acontecimentos ocorridos no 27 de Maio de 1977.

De qualquer modo se houver vontade , nunca é tarde para se deixar cair algumas patentes recebidas em troca de tanta maldade escondida.  Mais quem não tem podres , no meio daqueles camaleões todos ?

Pergunta , que poucos saberão responder ,  enquanto outros nada mais têm a dizer , do que:  Paciência camarada / passado / é passado ?

Agora precisamos desde já , ser mais eficientes em desmascarar as mentiras rotineiras , de pessoas que cada dia , se vão tornando menos sérias , e perigosas para a democracia que se pretende , para Angola.  Quem é angolano e se sente orgulhoso , não pode ter medo em dizer o que sabe  , sobre este assunto e outros , utilizando todo e qualquer veiculo ,  inclusive os do próprio Estado angolano.  Temos todos a obrigação de registrar , desmascarar e divulgar toda verdade que soubemos , para que todos analisem e julguem,


Fernando Vumby


Fórum Livre Opinião & Justiça

 

{edocs}images/pdf/pafleto6200.pdf, 610, 500{/edocs}