Lisboa - O Ministério Público de Portugal está a investigar uma mega burla ao Estado angolano em que são suspeitos uma dúzia de pessoas, na sua maioria empresários de nacionalidade portuguesa.


Fonte: TVI24



Angola terá sido lesada em mais de 300 milhões de euros num esquema que envolveu documentos falsos para justificar operações fictícias. . O caso mais caricato é o da aquisição de limpa-neves para¿ Angola.


Entre 2007 e 2009, empresários portugueses e quadros do Banco Nacional de Angola terão falsificado centenas de documentos para justificar operações financeiras. Foram emitidos vários títulos de importação e exportação falsos. O esquema criminoso envolveu complexas operações financeiras com recurso a paraísos fiscais.


As ordens de pagamento daquele banco nacional eram cumpridas no balcão de Londres do Banco Espírito Santo. E foi o BES quem deu o alerta, numa altura em que a conta estava prestes a bater no fundo.



A queixa do Estado angolano chegou ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal há quase um ano. Em Angola, os mesmos factos estão a ser investigados por alegados crimes de branqueamento de capitais.


Esta não é a primeira vez que o Estado angolano apresenta queixa contra empresários portuguese. Há dois anos, Angola participou criminalmente contra três portugueses que se terão apropriado de 150 milhões de euros destinados a adquirir acções do Banif. O caso foi arquivado depois de Angola ter desistido da queixa.