Luanda – O encenador do grupo teatral Horizonte Njinga Mbandi, Adelino Caracol, propôs hoje, em Luanda, a inserção da disciplina de teatro no sistema curricular angolano, tendo em conta o carácter pedagógico das artes cénicas.


Fonte: Angop



Encenador do grupo teatral Horizonte Njinga Mdanbe, Adelino Caracol“O teatro, além de ser uma arte apaixonante, tem uma importância fundamental na educação. Ele abre às crianças o universo, vocabulário, memorização, socialização, coordenação, criatividade entre outros benefícios”, afirmou.


Segundo o responsável, através do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador, um melhor direccionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.


“Também não é menos importante levar o teatro a escola, levar uma obra é como levar às crianças o mundo mágico das histórias infantis, com essas obras as crianças aprendem sempre alguma mensagem, sonham e podem imaginar soluções para um mundo melhor”, reforçou.


Neste sentido, Adelino Caracol revelou que o Horizonte Njinga Mbandi, à margem de todos os seus programas, leva a cabo um projecto de formação às crianças no campo das artes cénicas.


O referido projecto engloba 35 crianças dos seis aos 12 anos de idade que a partir desta altura começaram a dar os primeiros passos na melhoria da qualidade do teatro em Angola.


“Criamos este viveiro que futuramente vai servir de fonte para as produções nacionais no capítulo da encenação”, justificou.


Garante que a entrada e permanência no grupo de teatro infantil é grátis, sendo apenas necessário o acompanhamento dos encarregados de educação.


Analisando o nível do teatro exercido em Angola, o encenador considerou-o de “boa qualidade”, apontando os convites internacionais e as premiações de alguns grupos fora de Angola como uma prova da qualidade do teatro nacional.


Reconheceu, portanto, ser necessário ainda muito trabalho para alcançar níveis de qualidade superior ao que se assiste. “Com isso já poderemos sonhar com convites a nível do grande mercado americano”, concluiu.