Em Julho passado, a Polícia Namibiana deteve no mesmo local três cidadãos angolanos que transportavam 253 mil 610 dólares norte-americanos, com os quais tentaram passar a imigração, sem serem declarados.
Segundo o Jornal Namibian, os cidadãos detidos recentemente são Vicente António, 42 anos, Vlademiro Correia, 37 anos, e António Freitas Ramos, 31 anos. Os três homens foram levados na passada sexta-feira, 8 de Agosto, ao tribunal local, que confiscou os valores, revertendo-os a favor do Estado. Eles foram acusados de crime de importação ilegal de moeda estrangeira.

A detenção teve lugar no dia 16 de Julho, uma semana depois de os primeiros terem sido sentenciados. Para além do confisco dos valores, o tribunal de Windhoek condenou os arguidos ao pagamento de multas que variam entre N$ 10 mil e 30 mil dólares namibianos.

Segundo o jornal “The Namibian”, os angolanos revelaram ao Tribunal que os valores em causa destinavam-se à compra de viaturas no Dubai e levá-las para Angola.

António Ramos afirmou que ia com o dinheiro em mão para a compra de ambulâncias destinadas a algumas províncias de Angola. Acrescentou que tem contrato com autoridades destas províncias para o fornecimento deste tipo de viaturas.
Vlademiro Correia levava os valores ao Dubai para constatar o que se terá passado com os três camiões que comprou recentemente neste país e que até o presente momento não chegaram a Angola.

O advogado dos três arguidos, Ivo dos Santos, afirmou que vai recorrer da sentença, por considerar não respeitar os pressupostos legais em vigor na Namíbia. “O Tribunal não tem motivos para confiscar os valores, porque os mesmos não têm a sua proveniência na Namíbia”, afirmou.

*ARÃO MARTINS em Windhoek
Fonte: JA