Lubango – O presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, defendeu hoje, quinta-feira, na cidade do Lubango, uma profunda reflexão sobre a adopção dos melhores métodos e caminhos para a realização dos desafios no domínio do Parlamento da  SADC.

Fonte: Angop



Presidente da Assembleia Nacional, António Paulo KassomaAo discursar na abertura oficial da 29ª sessão plenária do Fórum Parlamentar da SADC, Paulo Kassoma referiu que este desafio deve ter sempre em conta, em primeiro plano, os interesses dos povos da região, os laços históricos e de luta comuns e as boas relações entre os governos e estados.


Neste sentido, disse apreciar os esforços desenvolvidos junto dos Chefes de Estados membros na busca de compromissos e consensos políticos para este objectivo de criação do Parlamento da SADC.


Noutra parte da sua intervenção, o líder parlamentar destacou o empenho da Assembleia Nacional angolana no processo de criação do Fórum Parlamentar regional.


“O Parlamento angolano tem orgulho de registar, nos anais da história, a sua participação que conduziu à criação do Fórum, desde a conhecida iniciativa de Windhoek, em 1997”, realçou.


Para Paulo Kassoma, a maturidade do Fórum Parlamentar releva a importância da sua acção, como valioso contributo no domínio da cooperação entre os países da comunidade, para o reforço da amizade, da paz, da estabilidade e segurança, bem como no desenvolvimento do processo de integração regional.


Deste modo, prosseguiu, este órgão constitui um importante instrumento de cooperação inter-parlamentar, cuja trajectória assenta na promoção da paz, da democracia, da segurança, dos direitos humanos.


Destacou igualmente o trabalho deste órgão em prol da luta contra o HIV-SIDA, promoção do género, capacitação de deputados e funcionários parlamentares.


A cerimónia de abertura conta com a participação do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, para o discurso inaugural, bem como de membros do Executivo angolano.


Durante a plenária, que encerra sexta-feira, os deputados da SADC vão discutir as políticas que poderão transformar o Fórum em Parlamento da SADC, sendo certo que muitas questões ainda necessitam de consenso.


Entre os convidados, destaque para o presidente da União Inter-Parlamentar, o namibiano Theo-Ben Gurirab, o secretário-geral do Parlamento Pan-africano,  Zweletho Madasa, assim como embaixadores da SADC acreditados em Angola.