Lusaka - O antigo Presidente zambiano, Frederick Chiluba, morreu hoje (sábado) de manha, aos 68 anos,  depois de se ter queixado de dores no estômago sexta-feira última à tarde, segundo o seu porta -voz, citado pela Pana.


Fonte: Angop
  

Segundo Presidente da Zâmbia, depois de Kenneth Kaunda (de 1964 a 1991) , Frederick Chiluba, casado e pai de nove filhos, sofria de problemas cardíacos e ia frequentemente à África do Sul para cuidados médicos.


    Ele desempenhou um papel importante na formação do Movimento para a Democracia Multilateral (MMD, no poder) em 1990.


    O partido incita-o a opor-se ao Presidente cessante, Kenneth Kaunda, nas primeiras eleições multipartidárias de Outubro de 1991, que ele venceu.


    Chiluba é reeleito para um segundo  mandato de cinco anos em 1996, mas ficou desgraçado depois de ter tentado modificar a Constitução a fim de se conseguir um terceiro mandato.


    Escolheu,  finalmente, o seu Vice-Presidente, Levy Mwanawasa, como candidato do partido no poder à eleição presidêncial de 2001.


    Uma vez no poder, Mwanawasa,  faz da luta contra a corrupção a sua prioridade e acusa Chiluba e antigos membros do seu Governo de desvios de fundos públicos para uma conta aberta em Londres (Grã-Bretanha), e gerida pelos serviços secretos zambianos.


    O ex-patrão dos serviços secretos zambianos, Xavier Chungu, é julgado ao mesmo tempo que Chiluba, entretanto o essencial das acusações contra o ex-estadista zambiano, foram abandonadas depois da chegada de Rupiah Banda ao poder, a 29 de Junho de 2008.