Luanda – O administrador executivo do Banco Africano de Investimentos, Luís Lélis, afirmou segunda-feira, em Luanda, que a medida do Executivo em acabar com o monopólio do pagamento dos salários pelo BPC visou desburocratizar e tornar mais transparente o processo.
 

Fonte: Angop


Visou também, de uma forma geral, dar oportunidade e liberdade de escolha de serviços aos funcionários públicos até então limitados.
 


Em declarações à Angop, o responsável considerou que, de todas as vantagens desta decisão de 2010, a melhor é a possibilidade de ser o funcionário público a decidir de livre arbítrio com que instituição financeira quer trabalhar.


 
“Assim, o funcionário público pode fazer a escolha da instituição sem ter de recorrer aos seus responsáveis pelos recursos humanos. A escolha será feita em função da decisão individual de cada funcionário público, decorrente do alinhamento de expectativas entre as suas necessidades e a oferta de soluções da instituição financeira”, sustentou.
 


Sobre as implicações da medida para o banco, Luís Lélis realçou que BAI tem um plano de expansão da sua rede de atendimento definido e que segue o seu caminho normal de implementação.
 


Segundo a fonte, a decisão cria a possibilidade de o BAI vir a ter de servir mais clientes, oferecendo uma oportunidade excelente de servir um segmento que até agora trabalhava muito timidamente com a sua instituição.
 


“Vamos continuar a estender a nossa rede de pontos de atendimento para poder servir e corresponder às expectativas dos funcionários públicos. Adicionalmente, vamos também disponibilizar a rede do Banco BAI Micro finanças (BMF)”, precisou.
 


Para o efeito, a Comissão Executiva do banco trabalha junto das várias instituições públicas para apresentar a sua solução e procurar convencer os funcionários públicos que tanto o BAI como o BMF tem soluções adequadas.
 


“Relativamente a serviços e produtos, o BMF tem um conjunto de soluções desenhadas para responder às expectativas dos funcionários públicos. O BAI tem estado a segmentar de acordo com as necessidades já identificadas, como exemplo o BAI Executivo é um conjunto de soluções financeiras integradas, para Colaboradores de Empresas que trabalham com o Banco, mencionou.
 


Luís Lélis fez saber que O BAI está a fazer investimentos em termos de mobilidade e de canais alternativos para permitir estar mais próximo dos seus clientes, tendo sublinhado, a título de exemplo, o serviço Internet Banking (SMS e Internet), lançado em Maio último, que permite aos clientes efectuarem operações e consultas nas suas contas pelo telemóvel.
 


O BAI encerrou o exercício económico 2010 com activos totais de oito biliões e 383 milhões de dólares norte-americanos, contra os oito biliões e 271 milhões de 2009, fruto do desempenho financeiro o banco obteve um aumento de USD 112 milhões, o correspondente a um porcento de crescimento.