C O M U N I C A D O


Luanda - A Direcção da UNITA tomou conhecimento da detenção ocorrida a 20 de Junho de 2011, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, do activista cívico angolano, Agostinho Chicaia, em condições não esclarecidas até ao momento, quando se encontrava em transito para Harare, capital da República do Zimbabwe. Perante esta detenção, a Direcção da UNITA tomou as seguintes posições:

 

1. Responsabilizar o governo da República Democrática do Congo  pela detenção de Agostinho Chicaia, activista cívico de nacionalidade angolana.


2. Exigir do governo da República Democratica do Congo a  libertação de Agostinho Chicaia, defensor dos Direitos Humanos, da Justiça Social e de uma solução politica negociada para o  conflito de Cabinda. Que o governo angolano interceda junto do Presidente kabila para a sua imediata libertação.


3. Receando pela sua integridade física, apelar as Nações Unidas, a União Africana, a SADC, a Uniao Europeia e a Admintraçao Obama, a envidarem esforços diplomáticos junto dos governos de Angola e da República Democratica do Congo para a libertação de Agostinho Chicaia, activista civico defensor dos Direitos Humanos.

 

Assim, a Direcção da UNITA, apela, mais uma vez, a todos os actores nacionais e internacionais, interessados no problema de Cabinda, a evidarem esforços politicos e diplomaticos com vista a se por cobro ao conflito que se arrasta há já bastante tempo entre a FLEC (Frente de Libertação do Enclave de Cabinda)  e o governo angolano.

 

A UNITA continua a defender uma solução politica para o problema de Cabinda, que abra  efectivamente caminho a negociações directas entre os dois beligerantes com vista ao estabelecimento de uma autonomia ampla para o territorio. 

 

Luanda, 21 de Junho de 2011.

 O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA