Lisboa –  O antigo dirigente da UNITA-Renovada, Aniceto Hamukuaia  que no passado  fim de semana  foi apresentado pela   TPA como novo membro do MPLA, foi  rejeitado pelos filhos do malogrado comandante das FALA,  António Vakulukuta.  No sentido demonstrar a sua capacidade de mobilização, Hamukuaia fazia gosto de ver  os órfãos do prestigiado Vakulukuta no grupo do seus colegas  desertores que aderiram ao partido no poder.


Fonte: Club-k.net

Aniceto Hamukuaia e a esposa que deixaram de fazer parte da UNITA a cerca de seis anos atrás,  seguiram para a sua terra natal,  Cunene, a semana passada,  num avião junto com o  Vice-Presidente do MPLA, Roberto de Almeida  para participarem numa actividade de massas  e anunciarem o seu  ingresso   ao partido que suporta o governo. 

 

Tão logo que chegou a província do Cunene, Aniceto Hamukuaia fez contactos com alguns membros da UNITA para aderirem a sua caravana  tendo inclusivo oferecido cerca de 30 mil kwanzas aos elementos  que aceitaram ao seu convite.  No seguimento da rejeição por parte dos órfãos do comandante,   António Vakulukuta, o também jurista Aniceto Hamukuaia teve êxito em levar para sua caravana elementos de segunda linha   ligados ao clã Vakulukuta.  A necessidade que tinha de arrastar consigo membros  deste grupo  deve-se ao facto de esta família ter-se tornada  prestigiada pelo papel congressional  que António Vakulukuta teve naquela província depois do Rei Mandume.

 

António Vakulukuta foi na década de 70/80, o rosto mais visível dos Kuanhamas nas fileiras da UNITA. Morreu em  1985,  de uma atribuído    um acidente vascular cerebral, embora haja versões de que terá sido vitima dos excessos da guerrilha do “Galo Negro” por ter alegadamente se incompatibilizado com a direção do seu partido. O comandante  Vakulukuta como era tratado  tem   a importância histórica  por ter feito parte da  delegação da UNITA  que esteve nos acordos de alvor em Portugal.  Destacou-se  pela intensa campanha política que desenvolveu nas Províncias da Huíla e do Cunene catapultando-o para membro do bureau político do Comitê Central da UNITA.  Enquanto líder dos Kuayamas, António Vakulukuta galvanizou a maior multidão que recebeu Jonas Savimbi no aeroporto de Ondjiva, meses antes da Independência. Era formando em ciências políticas pela Universidade de Grenoble em França. 

 

António Vakulukuta, o kuayama mais influente da historia da UNITA