Lisboa – Moradores do Rangel comemoraram  no  fim de semana último, a saída do administrador Municipal, e do  comunal, Manuel Maciel Neto “Makavulo” e Carlos Gourgel “Casão ”, respectivamente. Em algumas localidades com realce a rua da dona Amália, e aos arredores do Ngongo,  os jovens montaram barracas para comemorarem a decisão do governador de Luanda José Maria dos Santos, em proceder com a exoneração dos dois dirigentes municipais.


Fonte: Club-k.net

Acusam-lhe de ter sido autoritário

O mesmo gesto, de festejo  foi sentido no bairro Precol afecto ao  município do Rangel. Um grupo de mecânicos de carro aproveitou a ocasião para realizar  uma corrida de Rally no bairro. A repulsa dos mecânicos foi em reacção a atitude do ex- administrador que não autorizava que os mesmos concertassem viaturas  na  rua. Os mecânicos contaram com a solidariedade dos jovens lavadores de carros que também  apresentam-se como   “vitimas” de Maciel Makavulo.


Maciel Neto “Makavulo” esta por dentro das festividades do seu afastamento. Tão logo que saiu o despacho da  exoneração, o administrador cessante   viu chegar no seu telefone celular, uma SMS, aparentemente de militantes do MPLA,  dizendo que “não estavam a ver como iriam suportá-lo até ao ano de 2012”.

 


A  impopularidade com que Maciel Makavulo passou a ter  junto dos munícipes esta relacionada ao lado “autoritario” que os moradores lhe atribuem tal como a inação quanto a problemática das ruas de difícil acesso.

 


Os moradores responsabilizam-no  pelo estado da Rua da Vaidade, onde esta localizada a administração comunal. A rua apresenta problemas de inundação.  Citam igualmente o estado da rua que dá desde o triangulo até a rua da brigada tal como a rua do Pica Pau e a Rua da Ambaka, onde só é possível passar com jeep.  Tais ruas apresentam problemas de drenagem. A dada altura, o administrador cessante teria contratado maquinas para tratar da terraplanagem das ruas acabando por ser alvo de criticas dos munícipes por priorizar apenas certas áreas. A Rua da Vaidade, por  exemplo teria ficado isenta de tal trabalho.

 

Baseando-se em dados aparentemente especulativos,  os moradores  também acusam o ex administrador “Makavulo”  de que no decurso dos alugueres das maquinas, para os trabalhos de terraplanagem, o mesmo  teria  incorrido a uma suposta subfacturação. Outra acusação que recaiu sobre o mesmo foi a compra de uma suposta casa na Vila Alice. Os munícipes tem entendimento que uma residência na vila Alice pode rondar na casa dos  “1 milhão de dólares” e alegam que Maciel Makavulo, antes de entrar para aquele cargo administrativo  não denotava alivio financeiro que lhe permitisse a aquisição de uma residência na Vila Alice.

 

Embora mantém-se  como primeiro secretario do comitê municipal do MPLA no Rangel, Manuel Maciel Neto “Makavulo” foi apenas afastado do cargo de administrador municipal tendo entrado para o seu lugar, Maria Clementina Gomes, uma arquitecta oriunda da casa militar que teve vivencia no bairro.