Luanda – O Jornal de Angola tem jogado importante papel no garante da pluralidade da informação e formação dos cidadãos, sobretudo em zonas mais recônditas do país, disse este sábado, em Luanda, a ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira.


Fonte: Angop 
 
 
De acordo com a governante, que falava à imprensa no acto comemorativo dos 35 anos das Edições Novembro E.P – empresa detentora do Jornal de Angola - , assinalados hoje, dia 26, o matutino tem contribuído para garantir o contacto das pessoas com a modernidade e a evolução que o país observa nesta fase de reconstrução nacional, através da informação plural veiculada no órgão.
 
 
 
“Existem zonas do país em que o Jornal de Angola, embora chegando de forma tardia em alguns casos, é o garante do contacto das pessoas com a modernidade, a evolução do mundo e os esforços do Executivo para a reconstrução, modernização e o progresso de Angola”, disse a ministra, acrescentando que o jornal tem cumprido com o seu papel, primando no garante da leitura constante e assídua das populações.
 
 
 
Carolina Cerqueira disse que os profissionais dos media são uma ponte importante entre o cidadão e o poder, pelo que os jornalistas nacionais estão a desempenhar um papel histórico que acompanha o desenvolvimento de Angola, que terá, certamente, o seu resultado no futuro que se espera seja de progresso, desenvolvimento, prosperidade e justiça social.
 
 
 
Quanto a feitos da Edições Novembro E.P ao longo dos anos, a ministra afirmou que a formação de quadros constitui grande marco, pois representa o grande esforço do Executivo nesta área, embora não seja ainda a desejável, tendo em conta os desafios que
se advinham para o futuro.
 
 
 
Referiu também que os jornalistas angolanos têm desempenhado um grande papel para a valorização, afirmação e o reconhecimento do país fora dos limites geográficos nacionais, o que se constitui regozijador para a classe, na medida em que os profissionais são acarinhados pela população e lhes é reconhecido o seu espaço de intervenção.
 
 
 
Instituição de natureza pública, a Edições Novembro comporta o Jornal de Angola, Jornal de Economia e Finanças e o Jornal dos Desportos.
 
 
 
O jornal de Angola conta actualmente com uma tiragem de mais de 40 mil exemplares dia, contando com 24 páginas. É um diário generalista que aborda assuntos de índole política, económica, cultural, desportiva, religiosa, e outros.  
 
 
 
Presenciaram a festa dos 35 anos das Edições Novembro, administradores de órgãos de imprensa, profissionais do sector e convidados.

 

Jornal de Angola assinala 35 anos com olhos postos no desenvolvimento do país

 

O Jornal de Angola vai continuar a pugnar pela produção editorial de conteúdos noticiosos que se pautem pela defesa da pátria, preservação da paz, reconciliação nacional e defesa da democracia, disse este sábado, em Luanda, o administrador para a área de informação do referido diário, Filomeno Manaças.
 
 
 
De acordo com o administrador, que falava no acto comemorativo dos 35 anos do único diário do país – pertença da Edição Novembro E.P., o Jornal de Angola sempre esteve presente nos maus e bons momentos, daí que “é com firmeza que quer continuar a fazer-se presente na actual fase de reconstrução nacional”.
 
 
 
“É com firmeza de sempre que queremos continuar a colocar tijolos e argamassa na construção deste grande edifício que se chama Angola”, afirmou Filomeno Manaças, acrescentando ser, por isso, que a empresa continua a inovar na sua actuação no mercado, tendo já, a título de exemplo, colocado no mercado o Jornal dos Desportos e o Economia e Finanças.
 
 
 
Ainda quanto a desafios, Filomeno Manaças disse que a Edição Novembro E.P. vai, num horizonte a curto prazo, continuar a apostar na melhoria da qualidade dos seus produtos e na expansão da sua circulação do jornal.
 
 
 
Disse ainda ser intenção da Edição Novembro E.P. criar uma unidade de distribuição e centros de produção gráfica regionais, a par do desenvolvimento de acções de formação com o objectivo de elevar e adaptar a qualificação profissional dos trabalhadores a novas técnicas e métodos de gestão, assim como facilitar a promoção interna e a sua mobilidade funcional.
 
 
 
“O lançamento de um título Cultural é outro dos planos na forja da empresa”, afirmou o responsável, considerando que a empresa deverá continuar a primar por uma forte dinâmica editorial assente na modernização, de modo a que a Edição Novembro E.P.  preserve o seu espaço no mercado e o impar lugar que ocupa na imprensa angolana.
 
 
 
Instituição de natureza pública, a Edição Novembro comporta o Jornal de Angola, Jornal de Economia e Finanças e o Jornal dos Desportos.
 
 
 
O jornal de Angola, único diário do país, conta actualmente com uma tiragem de mais de mil exemplares dia, contando com 24 páginas. É um diário generalista que aborda assuntos de índole política, económica, cultural, desportiva, religiosa, e outros.