Luanda - Discurso pronunciado por Sua Excelência José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, por ocasião da visita de Estado de Sua Excelência José Ramos Horta, Presidente da República Democrática de Timor-Leste


Luanda, 27 de Junho de 2011

 

SUA EXCELÊNCIA JOSÉ RAMOS HORTA,

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE
TIMOR-LESTE,

DISTINTOS MEMBROS DAS DELEGAÇÕES ANGOLANA E
TIMORENSE,

PREZADOS CONVIDADOS,

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,

 

É com muito prazer que recebemos entre nós Vossa Excelência, no quadro da sua primeira visita de Estado à República de Angola na qualidade de Presidente da República irmã de Timor-Leste.

 

Apesar da distância geográfica que separa os nossos dois países, ligam-nos laços históricos indestrutíveis de fraternidade, de amizade e de solidariedade, forjados na defesa das causas mais importantes dos nossos respectivos povos na conquista da liberdade e da independência nacional.

 

Tal como no passado, hoje continuamos unidos nas mesmas esperanças e nos mesmos objectivos, que são os de construir nações fortes e soberanas, em que cada cidadão se reveja na realização das suas mais legítimas aspirações e interesses.

 

É, pois, com elevada honra e prazer que recebo das suas mãos o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste, a mais alta condecoração do seu país.

 

Esta é uma distinção que abrange todo o Povo Angolano, que sempre esteve ao lado do Povo de Timor-Leste na sua justa luta contra a ocupação estrangeira.

 

O decisivo papel pessoal de Vossa Excelência nesse processo tornou-o merecedor do Prémio Nobel da Paz, numa expressão de reconhecimento internacional digna do maior apreço.

 

Angola e Timor-Leste são países que estão numa fase semelhante da sua história. Ambos saem de processos longos de conflito armado e ambos estão empenhados em ingentes tarefas de reconstrução nacional e de desenvolvimento.

 

Constatamos com bastante satisfação as grandes realizações que Timor-Leste está a empreender e as perspectivas favoráveis que a curto prazo se apresentam ao Povo Timorense, em todas as áreas da sua vida económica e social.

 

São, pois, vários os domínios em que a nossa cooperação se pode reforçar e desejo que esta visita de Vossa Excelência seja um passo decisivo para o reforço e revitalização dos nossos laços de cooperação e entreajuda, a favor do progresso e bem-estar dos respectivos povos.

 

Na qualidade de Presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, não posso deixar de afirmar que só com a entrada de Timor-Leste a nossa Comunidade ganhou a sua verdadeira dimensão, fortalecendo a sua razão de ser no concerto das nações.

 

Hoje, os sentimentos consolidados no passado constituem um dos grandes pilares em que assenta uma cooperação reciprocamente vantajosa entre todos os membros da CPLP, que abre novas perspectivas de crescimento económico, de intercâmbio cultural e
desenvolvimento em geral.

 

Reitero os meus agradecimentos pela elevada honra que me foi conferida e desejo que os presentes me acompanhem num brinde à saúde e longa vida de Sua Excelência o Presidente Ramos Horta.

 

Muito Obrigado!