Luanda - A Associação Justiça Paz e Democracia (AJPD) realizou entre  terça e quarta-feiras a "Conferência sobre Transparência, Corrupção, Boa Governação e Cidadania em Angola". O objetivo é promover a justica social e o bem-estar.


*António Cascais/Marta Barroso
Fonte: DW


O economista Filomeno Vieira Lopes foi o primeiro orador da manhã no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda, onde decorreu a "Conferência sobre Transparência, Corrupção, Boa Governação e Cidadania em Angola". No seu discurso, Lopes debruçou-se sobre a corrupção no contexto angolano.

 


Segundo o economista, a corrupção é um problema "não só do poder político do país, mas também entre os cidadãos comuns."A forma mais clara de corrupção, contudo, reflete-se, de acordo com Filomeno Vieira Lopes, no "desvio de dinheiros públicos", o Estado "tem de dizer que combate” o fenómeno, mas, por outro lado, "não dá os passos significativos neste sentido".

 

Filomeno Vieira Lopes diz também que ainda não é possível determinar "uma linha de entendimento do Governo": "Há freios", diz o economista angolano, "relativamente à institucionalização de organismos que poderiam ajudar no combate à corrupção".