Luanda - Mensagem Proferida pelo Presidente do PDP-ANA, Dr. Sediangani Mbimbi, no 7º Aniversario do assassinato do Presidente fundador e Líder Histórico do PDP-ANA, Professor Eng. Mfulumpinga Nlandu Victor, em Luanda, aos 02 de Julho de 2011 na Sede do Partido em Palanca.


Fonte: PDP-ANA

• Excelências Membros do Comité Central do PDP-ANA;
• Distintos profissionais da comunicação social;
• Caros Militantes, Simpatizantes e Amigos do PDP-ANA;
• Minhas Senhoras e Meus Senhores.


Antes de iniciar a leitura desta mensagem, peço a todos aqui presentes para se levantar e guardar 1 minuto de silêncio em homenagem a todos os Heróis e em especial a nosso inesquecível Presidente Fundador e Líder Histórico, o Professor Eng. Mfulumpinga Nlandu Victor.


Excelências,

Julho e Sexta-feira são respectivamente mês e dia que na memória dos Africanos e em particular dos Angolanos deixaram um inesquecível marco e uma triste lembrança da violência e da insuportável intolerância política em Angola.


Há 7 anos, exactamente Sexta-feira dia 02 de Julho de 2004 que o nosso Mestre e Presidente Fundador Prof. Eng. Mfulumpinga Nlandu Victor, foi barbara e cobardemente assassinado pelos inimigos da ciência, da paz e da democracia em Angola a frente da Sede Nacional do Glorioso PDP-ANA. É de recordar que neste fatídico dia, o presidente Mfulumpinga Nlandu Victor acabava de participar de uma reunião do Conselho da República, em que, com determinação, coragem e firmeza apresentou clara e brilhantemente a posição do partido sobre os adiamentos constantes das eleições e do mau andamento da democracia em Angola.

 

O Prof. Mfulumpinga Nlandu Victor, representou em vida a voz autorizada da oposição em Angola. Com a paciência, coragem, determinação, sabedoria e inteligência, sobe transformar o grito dos pobres de Angola do Norte ao Sul e de Leste ao Oeste, desprezados outrora pelo Colonialismo português e excluídos pelo actual regime instalado em Angola em 1975, no grito de resgate e de defesa da dignidade dos angolanos no manifesto do PDP-ANA de 1991 que ecoa e ecoará eternamente na consciência daqueles que ousam e ousarem perpetuar a opressão, a intolerância e as injustiças sociais em Angola.


A eliminação física do Eng. Mfulumpinga Nlandu Victor, constitui um golpe a democracia, um golpe contra aqueles que são sempre vítimas de exclusão social, da intolerância e da injustiça. Como Político Nacionalista, Corajoso, inteligente, Frontal e Determinado, Mfulumpinga Nlandu Victor tinha uma visão clara e objectiva do futuro de Angola. Mfulumpinga Nlandu Victor, queria fazer de Angola, uma pátria de todos os Angolanos sem distinção. Uma pátria democrática de homens livres.


No dia 10 de Julho de 2004, na presença de dirigentes de diferentes partidos políticos, Deputados vindos de Luanda e da população de Maquela do Zombo em representação de toda a população de Angola, afirmamos e ainda reafirmamos hoje dia 02 de Julho de 2011 em sincera homenagem aos heróis e em especial ao Presidente Mfulumpinga Nlandu Victor que a sua missão de libertar Angola de todo o tipo de dominação e de devolver aos angolanos a dignidade e cidadania conquistada do colonialismo português em 1975 e que lhes foi retiradas ao longo dos 35 anos do regime instalado no país não termina com a sua eliminação física. Com isto, queremos dizer que somos e seremos sempre firmes e persistentes na luta. O nosso compromisso, é de continuar a caminhada até a edificação final da obra iniciada em 1991 com a Fundação do PDP-ANA.
 

A obra de construir uma nação angolana forte, livre, justa e respeitada no conserto das noções é nossa esta obra é dos Angolanos e exige de todos os filhos de Angola, ricos ou pobres, letrados ou não letrados o seu contributo com o PDP-ANA no coração. Esta obra do PDP-ANA, exige de cada e de todos os seus militantes, sabedoria, inteligência, unidade, disciplina e responsabilidade.


Hoje, em homenagem ao nosso Líder Fundador, como presidente do partido e garante da unidade, coesão e estabilidade do PDP-ANA, lanço um veemente apelo a todos os militantes honestos que continuam a se rever nos ideias de Mfulumpinga Nlandu Victor, a abraçarem a unidade e deixarem com determinação de lado, todas as nossas divergências internas. A missão do PDP-ANA não é de nos dividir internamente. A sua missão é a defesa e a promoção de Angola e dos angolanos. Esta missão, só é possível com o Partido unido e disciplinado. Um Partido com esta nobre missão deve ser unido e disciplinado. Unido e disciplinado, perdurará no tempo e no espaço sejam quais forem os obstáculos que tiver de enfrentar ao longo de sua caminhada política. A nossa causa já foi posta a prova, inúmeras vezes (ameaças de vária ordem, perseguições, prisões e assassinatos de militantes e dirigentes) mas unidos e disciplinados sempre vencemos.


Com assassinato do Presidente Fundador Mfulumpinga Nlandu Victor em combate político ficou quase tudo por refazer, mas unidos com disciplina resistimos e vencemos.
 

A hora do PDP-ANA, a hora do angolano beneficiar da sua luta pela liberdade, dignidade e independência total há de chegar. É preciso combater, não há vitória sem combate. A frase do nosso líder Mfulumpinga Nlandu Victor: «Em toda parte da humanidade, onde há liberdade e democracia, houve sacrifício e determinação», deve representar para o militante do PDP-ANA, a força de querer e a vontade de triunfar pela causa pela qual o nosso Líder aceitou morrer. A força das sua ideias, dos seus argumentos, a sua perseverança e a sua visão de PDP-ANA unido com militantes disciplinados, de uma Angola verdadeiramente democrática, reconciliada, livre de injustiças e de influencia estrangeira será de facto a força motora de estabilidade politica, do Progresso e do Desenvolvimento sócio económico e sustentável de Angola.


Excelências

Já lá vão 7 anos, apesar de muitas promessas feitas por instâncias da justiça angolana prometendo a captura e a entrega dos assassinos aos órgãos competentes, até agora, o PDP-ANA e a família continuam a espera do esclarecimento sobre a morte do seu Fundador e Filho respectivamente. O povo angolano continua a perguntar: quem matou Mfulumpinga Nlandu Victor? Hoje, o PDP-ANA exige mais uma vez do Procurador Geral da República e do Ministro do Interior que com coragem para dizer e esclarecer aos angolanos em que ponto se encontra o inquérito sobre a morte do Eng. Mfulumpinga Nlandu Victor.

 

 


Excelências

A luta pelo carácter democrático (justo, livre, transparente, competitivo, pacifico e concorrencial) do processo eleitoral angolano é de cada um e de todos os angolanos, incluído os militantes honestos do MPLA. A luta exige de todos os filhos e filhas de Angola a sua determinação com objectivo de democratizar os próximos processos eleitorais e edificar um verdadeiro Estado democrático e de direito. Dai para elaboração do pacote legislativo eleitoral justo e transparente a favor de todos os concorrentes em particular e de todos os angolanos em geral, o PDP-ANA exige que o actual parlamento não pode criar o pacote legislativo eleitoral porque um parlamento de liberativo de uma Nação, é uma Assembleia de Deputados com “um” interesse, o interesse do povo, no qual nenhum objectivo local, nem partidário, nenhum preconceito para alem do bem comum que deve prevalecer; bem comum que resulta da razão geral do conjunto nascido da vontade nacional do eleitorado de todos os Partidos políticos.


A Assembleia de Angola, foi fabricada com base na fraude e na exclusão política de várias vontades do eleitorado angolano de uma forma legal e política. Legal, porque o facto da actual lei eleitoral no seu artigo 62º, impor aos Partidos Políticos a apresentação de mais de 15.000 assinaturas para participar nas eleições, não só viola a Constituição da República de Angola que consagra claramente o principio da democracia multipartidária, como entra em contradição com o princípio da multiplicidade de candidatos que dá o carácter concorrencial e competitivo as eleições verdadeiramente democráticas; Politica porque até Partidos Políticos como o PDP-ANA e o PLD que elegeram Deputados, a vontade do seu eleitorado foi política e propositadamente excluída do actual Parlamento.


Tendo em conta que a lei é feita a favor de quem a faz, tendo ainda em conta que a lei hoje em Angola deixou de ser instrumento de justiça passando a ser arma de combate, sabendo que o actual parlamento representa apenas a vontade do eleitorado do MPLA, esta Assembleia não é Nacionalmente legitima e competente para criar o pacote legislativo eleitoral a favor de Angola e dos angolanos. Por isto o PDA-ANA exige a criação de uma comissão Nacional independente a exemplo da Nigéria que para evitar leis conflituosas chamou peritos neutros Nacionais e Internacionais de idoneidade reconhecida, para elaboração do pacote legislativo eleitoral que contempla e defende:

 

1 – A criação de uma Comissão Nacional eleitoral independente do poder executivo e da administração local, dirigida por um padre honesto, neutro e de idoneidade reconhecida Nacional e Internacionalmente. O PDP-ANA propõe o Dom Francisco da Mata, Bispo emérito do Uíge;

2 – A criação de um Tribunal eleitoral independente;

3 – A criação de uma Comissão Nacional de observação e fiscalização eleitoral independente;

4 – A criação de um Conselho Nacional de Comunicação Social independente;

5 – A destruição total da CIPE (Comissão Interministerial para o Processo Eleitoral);

6 – Criação de um centro de escrutínio independente;

7 – Dispartidarização de todos os meios da comunicação social pública e dos outros órgão eleitorais em todos os níveis no país, etc, etc.


Para terminar em nome de toda a massa militante do PDP-ANA e em meu nome pessoal agradeço mais uma vez a todos os militante e convidados aqui presentes por ter partilhado juntos connosco este 7º Aniversario do assassinato do nosso grande Líder Mfulumpinga Nlandu Victor. Que a sua vida politica sirva-nos de modelo para o grande bem do PDP-ANA e do povo Angolano!


Muito Obrigado

PDP-ANA: Hoje amanha e sempre.