Lisboa -  O Presidente  da República, José Eduardo dos Santos, tem na sua agenda marcada para  esta segunda-feira (11) a inauguração da nova cidade do Kilamba Kiaxi ao qual se fará acompanhar de  membros do seu executivo tal como uma caravana de militantes do MPLA mobilizados para marcar a efeméride. 


Fonte: Club-k.net


A Nova Cidade do Kilamba Kiaxi surge de uma parceria público/privada e abrange a edificação de vinte mil apartamentos espaçosos dos tipos T2, T3 e T4, 24 creches e jardins infantis, nove escolas primárias e oito secundárias, parques de estacionamento, paragens para transportes públicos e lojas.  
  


Consta igualmente do projecto a construção de arruamentos com sistema de esgoto e drenagem residual, redes de água e telecomunicações, estação para tratamento das águas residuais com capacidade para 35 mil metros cúbicos/dia e subestações de energia para abastecer todo o quarteirão.
  


Está também prevista a criação de estação para tratamento de água potável e redes de distribuição de electricidade, postos de combustível, esquadras policiais, quartéis de bombeiros, igrejas, cemitérios, instituições financeiras, centros de saúde e museu.
 


Oito blocos com 218 novos edifícios estarão concluídos até Dezembro deste ano na nova centralidade do Kilamba Kiaxi, em Luanda, no âmbito da segunda fase da implementação do projecto, em curso desde o início de 2007.
 


Desta fase, segundo dados da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), gestora do empreendimento, serão igualmente entregue às autoridades angolanas oito jardins de infância e seis escolas entre primárias e secundárias.


  
A terceira fase está prevista para Outubro de 2012 e contemplará 377 edifícios, 12 jardins infantis, seis escolas primárias e três secundárias.
 


A primeira fase foi concluída em Março deste ano e consistiu na entrega de 115 edifícios. Após concluídas as três fases, a nova cidade do Kilamba Kiaxe albergará 485 mil famílias.
 


Localizada nas imediações do Estádio Nacional 11 de Novembro, a nova vila, que está erguida numa área global de três milhões e 200 mil metros quadrados e inclui habitações, escolas, creches, estradas e estruturas para o fornecimento de água e energia.