Huambo - O executivo Província do Huambo  na pessoa do  Administrador da Comuna de Samboto Município de Tchicala-Tcholohanga, Orlando Nhanga retaliou o Soba local Valeriano Nhanga congelando o seu subsidio por este ter permitido que a UNITA realizasse actividades políticas na sua Aldeia.


Fonte: Club-k.net


Após os trabalhos da CPI e o seu Coordenador, General Higino Lopes Carneiro ter declarado não haver actos de Intolerância, o Primeiro Secretário do MPLA e Administrador Comunal do Samboto,  Orlando Nhanga, foram alvos de criticas feitas por sectores entendidos em assuntos políticos da província.
 


No dia 28 de Junho de 2011, o soba Valeriano Neketela da Aldeia de Chipondo da referida Comuna, foi chamado, juntamente  com outros Sobas, para se deslocarem a sede comunal afim de receber os seus miseráveis subsídios 5.000.00 Kz(cinco mil kwanzas) pelo Administrador Comunal. Na ocasião, o dirigente comunal  criticou duramente os Sobas que teriam supostamente permitido  que a UNITA realizasse  as suas actividades.

 

Dirigindo-se especificamente ao SOBA Valeriano Neketala, informando-lhe que a partir daquela data o Governo do MPLA nunca mais lhe dará dinheiro porque permitiu a UNITA realizar seu Comício no dia 08 de Junho de 2011, e que o SOBA deverá procurar , doravante,  receber seus subsídios do “Governo da UNITA”.