Lisboa - O ex-ministro  do comercio do GURN pela UNITA, Joaquim Muafumba Icuma “Kinny” (na foto) foi  esta terça-feira (12)  agredido,  a margem de uma reunião do comitê permanente do seu partido realizada  em Luanda.


Fonte: Club-k.net

Excesso de fanatismo

É apontado como um dos agressores, um  suposto militante  “fanático”, Diamantino Domingos  Mussokola (na foto direita) que terá agido em retaliação a uma entrevista que  Joaquim Muafumba deu recentemente ao Novo Jornal em que referiu que  o Presidente do Partido Isaías Samakuva “já deu tudo que tinha para dar”.


Logo após a agressão o  ex- Ministro foi  levado para a Clinica da Endiama na capital do país, onde se encontra internado. Face ao mau  precedente, alega-se que o assunto terá tratamento judicial para que os autores da “brutalidade” sejam responsabilizados.


Joaquim Muafumba Icuma é membro  da UNITA desde o inicio da década de noventa. Era funcionário da delegação do comercio na província da Huila, e no seguimento de um estagio na Alemanha, o mesmo renunciou as funções para se manter naquele país. Durante a sua vivencia  na Alemanha aderiu a UNITA e rapidamente tornou-se o seu coordenador na cidade de Frankfurt.  Visitou a Jamba, para tomar parte do congresso do “Galo Negro” que iria transformar este movimento historico  em  maquina militar a  aparelho partidário para as eleições de 1992.