Luanda - Membros da sociedade civil, entre os quais líderes associativos, de organizações não governamentais, jornalistas e músicos, encontram-se reunidos hoje, quarta-feira, a porta fechada, nas instalações do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), em Luanda, com a chanceler alemã, Angela Merkel.


Fonte: Angop


A chancelar alemã recebeu cumprimentos de cortesia da ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, que a agraciou também com um quadro, simbolizando a cultura nacional.


Dentre as figuras presentes na reunião destacam-se a secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Luísa Rogério, o jurista e líder da Associação Mãos Livres, David Mendes, o rapper MC K, e o director do Cefojor, Albino Carlos.


À sua chegada, Angela Merkel foi agraciada com um quadro representativo da cultura nacional, oferta da sociedade civil, e com cânticos tradicionais.


Angela Merkel aconselha jornalistas a serem pacientes


A chanceler alemã, Angela Merkel, aconselhou, quarta-feira, em Luanda, a classe jornalística a perseguir um serviço que beneficie o interesse público, assim como a agir com prudência para ajudar na edificação do estado democrático e de direito.

 

Esta informação foi prestada nesta quarta-feira à imprensa, pela secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas, Luísa Rogério, no final de encontro que a chanceler manteve com a sociedade civil, no quadro da sua visita a Angola.

 

Luísa Rogério revelou que durante o encontro foram abordadas questões como a liberdade de imprensa, de expressão, bem como ligadas à cidadania.

 

Pontualizou que a chefe do executivo alemão sublinhou que muitas vezes as pessoas querem agir apressadamente, esquecendo-se que a democracia é um processo que tem sequência.

 

A sindicalista disse ter ouvido de Angela Merkel que, no exterior, Angola não tem uma imagem má como muitos ainda pensam, atendendo a que o país está em franco crescimento e de portas abertas ao mundo e que, por tal, leva as melhores impressões.

 

Considerou o encontro uma oportunidade ímpar de troca de impressões com uma figura mundial sobre o estado da comunicação social em Angola e sobre o que é ser jornalista no país.

 

“Angela Merkel deixou a entender que ficou impressionada com o exercício da profissão no país, levou a impressão de que somos uma classe com alguns problemas, mas que estamos a dar o melhor para também ajudarmos na construção desse edifício que é Angola”, concluiu Luísa Rogério.


Antes de deslocar-se ao Cefojor, Angela Merkel efectuou ainda uma visita ao Museu das Forças Armadas, manteve um encontro com o líder da Unita, Isaías Samakuva, e procedeu ao lançamento da primeira pedra para edificação de uma empresa mista de "catering" entre a alemã Lufthansa, a Taag, a "catering" Angola e a Enana.