Luanda - O Secretário Geral do Bloco Democrático acusa o MPLA de partidarizar as públicas. Segundo Filomeno Vieira Lopes, o fenómeno constitui um perigo à sociedade, por constituir um obstáculo ao normal funcionamento das instituições em Angola.


Fonte: Apostolado


O político falava esta sexta-feira, 15/7, na cidade do Lobito, numa conferência sobre a despartidarização das instituições públicas e os perigos da partidarização do funcionalismo público.

 

Disse tratar-se de uma acção premeditada, que poderá afectar as próximas eleições.

 

“Se a partidarização do estado persistir, vai haver fraude eleitoral. Os outros partidos políticos vão ser dificultados, inclusive na fase preparatória não vão ter tempo para fazer a sua própria campanha” – denunciou.

 

Por isso, lançou um apelo para a criação de um “ movimento forte”, no sentido de despartidarizar as instituições, durante este período até ao processo eleitoral.

 

O objectivo deste movimento será a mudança de mentalidade do funcionário público.

 

O responsável do bloco democrático lamentou ainda a inversão de valores no actual funcionalismo público, face ao fenómeno partidário.

 

“Todos nós estamos dependentes do partido que está no poder. Para ascender a uma certa posição é preciso ser do MPLA” - exemplificou.