Luanda - O activista cívico angolano, Agostinho Chikaya, vai intentar uma acção judicial contra o Governo da República Democrática do Congo, pela sua detenção a 20 de Junho último, em Kinshasa.


Fonte: Apostolado


Chikaya, que esteve detido durante 17 dias na capital congolesa, disse não ter encontrado explicações para a sua detenção naquele país africano, em trânsito para o Zimbabwe.


“ Foi uma surpresa. Eu já tinha passado meses antes no mesmo aeroporto e desta vez fique retido” - disse.

 

Algo estranho, de acordo com o antigo Presidente do ilegalizado movimento cívico de Cabinda, “Mpalabanda”.

 

“ Foram-me colocar numa cela sem nenhuma informação. No dia seguinte recebi o conselheiro jurídico do director que veio dizer-me que senhor Chikaia o seu nome consta de uma lista e vamos aguardar as autoridades angolanas para dar seguimento” – revelou.

 

O coordenador do Conselho de Coordenação dos Direitos HumanoS, Tunga Alberto, considera oportuna a atitude do activista de processar o Governo congolês, para evitar abusos no Continente.

 

Por seu lado, o professor de relações internacionais, Agostinho Kaley afirma que a diplomacia dos dois países ficou manchada neste caso e aconselhou as respectivas autoridades a reverem os assuntos diplomáticos .