Luanda - Nos dias 16 e 18 do presente mês de Julho foram friamente assassinados os cidadãos Rui Castro André e Jacinto Tchitepo, de 40 e 19 anos de idade, respectivamente, no Municipio do Cacuaco em Luanda, por elementos da Polícia Nacional. Por coincidência, ambos cidadãos, eram membros do Partido Bloco Democrático, BD.


Fonte: BD

Comunicado de imprensa

O levantamento dos factos mostra que as duas perdas de vida eram evitáveis e que os crimes ora cometidos inserem-se na onda de violência policial contra os cidadãos, na falta de educação sobre os métodos de “polícia” e numa ausência completa da consciencialização da integração dos direitos humanos nos hábitos policiais. É também resultado da impunidade que ainda subiste nos crimes cometidos pela Policia Nacional e seus agente que, apesar de ténues indícios de levar certos crimes às barras do Tribunal continua a não impedir que a Polícia e seus agentes ajam sem o mínimo respeito pela vida dos cidadãos.

 


O Bloco Democrático - BD - repudia veementemente as falsas declarações emitidas por porta-vozes da polícia e pelos agentes que depositaram um dos corpos na morgue e constata, com tristeza, que a manipulação dos factos persiste na prática da Polícia, para dar versões de auto-defesa, sem o mínimo de consideração pelas famílias que perderam os seus ente-queridos, em desrespeito pelos cidadãos em geral e em violação ao sentido ético das Leis da República de Angola. No fundo, tais inverdades inserem-se em práticas ditatoriais segundo as quais os cidadãos devem ficar “impávidos e serenos” quando as autoridades invocam uma versão dos acontecimentos, impondo a regra “quando Roma fala, a causa está terminada”.

 

O Bloco Democrático, dando consistência a onda de indignação popular sobre o comportamento da Polícia, vai associar-se à família dos defuntos e levar este caso até as suas últimas consequências com a convicção de que prestará um elevado contributo para alterar o comportamento das entidades policiais para que esta altere radicalmente os seus padrões de intervenção, sobretudo nos bairros pobres, e poupe vidas e sacrifícios às famílias, já empobrecidas pelo sistema que nos governa.


O Bloco Democrático espera que o Comando Geral da Polícia Nacional tome de imediato as devidas medidas para apoiar as famílias enlutadas e emita uma declaração formal sobre os acontecimentos.


O Bloco Democrático, que vem acompanhando as famílias nessa difícil circunstância, apresenta publicamente as suas profundas condolências e o seu abraço solidário.


O SECRETARIADO NACIONAL DO BLOCO DEMOCRATICO, aos 21 de Julho de 2011.


Filomeno Vieira Lopes
Secretário - geral