Lisboa - Figuras que privam com José Eduardo dos Santos sentem nas suas asseverações a vontade de promover/propor   Afonso Van-Dúnem “Mbinda” para o cargo de Secretário- Geral do MPLA, em substituição de Júlião  Paulo  “Dino Matross”.


Fonte: Club-k.net

É mais maleável aos olhos de JES

Afonso “Mbinda” que é diplomata de carreira,    é (depois de França Ndalu), o membro do Bureau Político do MPLA  mais influente junto a  JES e com direito de ir aos seus aposentos. A amizade entre ambos nasceu desde o  tempo em que  eram estudantes na ex- URSS. JES porem, aprecia a sua simplicidade sobretudo por não se fazer valer pela importância da relação existente. 


O cenário da substituição é estimado como devendo ocorrer em Dezembro próximo a margem de uma conferencia partidária destinada a focar o cenário das eleições de 2012, o que ira coincidir  também com o processo de seleção de futuros  candidatos a deputados a Assembléia Nacional. 


A perspectiva de alterações de figuras de  “alto nível” do partido é advodaga pelo antecedente das eleições de 2008. JES  é  referenciado como tendo notado certa letargia no “modus operandus” de Dino Matross.  Em círculos restritos do regime que apreciam a “proposta”,  entendem que com “Mbinda” (como SG do MPLA), este seria mais maleável visto que Dino “Matross”, faz parte da corrente de antigos guerrilheiros que ainda tem algum poder de afirmação própria.


Dino Matross, ainda não foi posto ocorrente do  assunto, porém,  esta em curso uma acção de “desinteligência” com o intuito de por a circular a informação em seu redor no sentido de se tornar familiarizado com o assunto  para não ser surpreendido. 


A importância que Dino Matross vêem perdendo como figura política de proa do regime é apreciada na sua exclusão em torno da aplicação de  resoluções do  ambiente de  letargia que se verifica no   Secretariado do Bureau Político do MPLA,  agravadas  com as ausências constantes do   Vice-Presidente, Roberto de Almeida precipitadas  pelo seu estado de saúde. 


Em função do cenário descrito, JES passou apoiar-se em Domingos  Pitra Neto a quem remete questões  mais partidárias  do que estatais.   Não reúne com o mesmo, por questões compreendidas  mas   passou a ter um “estafeta especial”  cuja missão é fazer a ligação da correspondência partidária  entre as duas partes. Outro membro do Bureau Político que passou a prestar pareceres partidários nunca observados antes é  Carlos Maria Feijó.