Lisboa - As autoridades angolanas estão em vias de nomear como nova chefe  da representação comercial em Washington, Ana Ceita Costa, em substituição de  Amadeu  Leitão Nunes.

Fonte: Club-k.net


A nova representante comercial (já indicada), é  funcionaria daquela estrutura  e exercia  até pouco tempo as funções de assistente do seu antecessor  Leitão Nunes. Vive amais de 15 anos na  capital americana,  onde se formou em gestão de empresas. É conhecida em Angola como antiga jogadora do ferrovia. Na altura  recaiam -lhe conotações de parentesco com a Primeira-Dama, Ana Paula dos Santos.

 


A  Representação comercial angolana em Washington é uma estrutura  dependente ao Ministério do Comercio a quem cabe a  indicação dos seus representantes no exterior de Angola (para posterior nomeação por parte do MIREX).  Em Washington, a  sua acção, em circunstancias próprias, passa a ter traços paralelos com  a  Representação  da Agencia Nacional de Investimento Publico (ANIP).

 

O Primeiro representante comercial naquele país foi   Agostinho Fernandes recentemente nomeado embaixador no Canadá. O segundo foi  Amadeu  Leitão Nunes que desde 2006 exercia as mesmas funções junto da missão das Nações Unidas em Genebra. Amadeu Nunes é referenciado como “bom trabalhador”. A sua exoneração  em circunstâncias pouco claras, era antevista  com o cenario de  desaprovação de algumas propostas suas feitas a anterior embaixadora Josefina Pitra  “Diakité ”.