Cabinda – Começou na terça feira, as 10:30, o julgamento dos 9 activistas de Cabinda que tentaram  encontrar-se com a missão da União Eurpoeia (UE), que esteve de visita a província de  Cabinda, entre 25 e 26 de Julho, para avaliar a situação no enclave.


Fonte: Club-k.net


Entre os  réus estão: Alexandre Cuanga Sita, 36 anos; José Mabiala, 29 anos;José Mbatchi, 28 anos;Alberto Paulo Macosso, 33 anos;Jorge Macaia Massinga, 28 anos;Julho do Nascimento Paulo, 35 anos; Pedro Maria António Gomes, 31 anos; João Capita Muila, 35 anos;José António Buzi Bento, 21 anos.
 
 
Os arguídos foram formalmente  indiciados pela prática de crimes de “incitação à  desordem social̋, de acordo com artigo 185, alinea 2 do Codigo Penal, segundo o despacho do Ministério Público (MP).  A prova mais forte que a polícia diz ter é o facto de terem tentado manter contacto com  a delegação da UE de forma desordeira e barulhenta. O Tribunal aceitou a acusação e o Juíz pronunciou os  arguídos.


 
Pelo crime de incitação à desordem civil, os arguídos podem ser condenados a pena de prisão que vai até 6 meses, portanto réus primários.

 
A sessão de terça feira  teve por objectivo revelar que as provas perante o Júri suportam amplamente a acusação, que o processo foi apropriadamente instruído sobre a lei e que a integridade dos procedimentos não foi comprometida, por conseguinte os réus podem ser condenados.
 
 
Os 9 arguídos foram ouvidos neste dia e espera-se  que os actuantes sejam ouvidos tão logo a  nova audiência iniciar. “ Temos de ouvir os actuantes para ver se há matéria de crime ou não”, disse o Procurador,  Francisco Madeca da Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC).


“Ouvidos os atuantes, é muito  provável o anúncio da sentença do julgamento dos activistas seja hoje”, disse o advogado de defesa Luís do Nascimento.