Lubango  -  No âmbito do 3 de Agosto de 2011, que marcou o 77° aniversário natalício do líder fundador da UNITA, Dr. Jonas Malheiro Savimbi, o presidente Isaías Samakuva deslocou nesta sexta-feira à província da Huila, para o acto central das celebrações alusivas ao dia em que nasceu o Mwata da Paz e pai de democracia em Angola


Fonte: UNITA 

Em comício na Huila

No âmbito do 3 de Agosto de 2011, que marcou o 77° aniversário natalício do líder fundador da UNITA, Dr. Jonas Malheiro Savimbi, o presidente Isaías Samakuva deslocou nesta sexta-feira à província da Huila, para o acto central das celebrações alusivas ao dia em que nasceu o Mwata da Paz e pai de democracia em Angola.

 

Desta vez, o tema central da sua comunicação à população huilana que afluiu ao comício, foi a figura de Jonas Malheiro Savimbi e as suas motivações para a luta de décadas por Angola e pelos angolanos.

 

Isaías Samakuva enalteceu as qualidades de Jonas Savimbi, enquanto líder, combatente sensível aos problemas do povo oprimido de Angola e dedicado à causa dos mais desfavorecidos e desprezados.

 

Falou do percurso de Jonas Savimbi na luta anti-colonial e na luta para a democratização de Angola.


Olhando para a situação actual, o líder da UNITA destacou a pobreza galopante que grassa no país, os problemas que afectam a educação e os serviços de saúde. Criticou a injustiça na distribuição da riqueza nacional pelos actuais governantes e a ganância destes perante o erário público.

 

Apelou à população da Huila para o registo eleitoral que está em curso, para que todos com idade igual ou superior a 18 anos se habilitem para o voto em 2012.

 

Disse que o povo tem, à luz da constituição vigente o direito de votar e mudar o estado actual de coisas no país.


Lembrou, entretanto, a atenção da população votante para estar atenta aos actos de aliciamento, como as promessas que os governantes actuais vão continuar a fazer para convencer os eleitores a lhes votarem.

 

Isaías Samakuva fez questão de recordar que o governo não cumpriu as promessas de um milhão de casas e de postos de emprego.

 

Outro assunto que mereceu destaque no discurso do líder da UNITA é o que tem a ver com o pacote legislativo eleitoral, que segundo o mais alto dirigente do Galo Negro, deve merecer o contributo de todas as forças vivas da nação e não apenas dos partidos políticos com assento no Parlamento.

 

Defendeu a necessidade de todos se envolverem na discussão do documento que afecta a vida de todos os cidadãos.

 

Apelou a necessidade de coragem para os desafios de defesa dos direitos, quando estes estiverem a ser violados pelo poder político.

 

A persistência na luta pela consolidação da democracia e do estado de direito e tenacidade na defesa das causas justas foi o apelo que o Isaías Samakuva deixou aos militantes da UNITA que o escutaram no Lubango.