Luanda - Integra da denuncia dos trabalhadores da empresa Halliburton respeitante a procedimentos internos.


Fonte: Trabalhadores da Halliburton


Existem na empresa Halliburton, empresa prestadora de serviços no ramo petrolífero, várias irregularidades, no que tange a situação de cartões de segurança social.

 

Existem nesta empresa, trabalhadores com mais de cinco anos de trabalho, não sabem o que é ter um cartão de segurança social, mais sofrem desconto salarial para o pagamento da segurança social; muita das vezes quando lhes entregam este cartão com desconto de um ano, ou seja, com cinco anos de trabalho só lhe entregam o cartão com apenas pagamento de quatro anos no INSS, com o medo destes perderem o emprego nada fazem para reporem a legalidade.

 

O caso mais recente é do recrutamento em massa de licenciados para um programa designado FODP (Field Operations Development Program), e que estes ate ao momento nenhum deles tem um cartão de segurança social e nem o valor descontado do seu salário é pago no INSS.

 

De um tempo ha esta parte a empresa já mais entregou cartões de assistência medica aos trabalhadores, para tal em questões de consulta de um familiar do trabalhador o mesmo (trabalhador) devera telefonar para a empresa seguradora para estes marcarem a consulta para este familiar do trabalhador, em muitos casos leva uma eternidade ou, nem se efetiva.

 


A empresa opera em mais de 70 países, mais esta questão de cartões de assistência medica e dos cartões de segurança social, e o não pagamento do dinheiro descontado do salário para a segurança social só acontece em Angola, isso porque a inspeção geral de trabalho em Angola não funciona, ou esperam denuncias para agirem, se este é o caso, aqui têm uma denuncia para resolverem a questão.

 

A direção dos recursos humanos da empresa alega que, ate ao momento alguns trabalhadores não têm cartões devido a um incêndio que acontecera ha mais de dois anos, nos escritórios da mesma na base Sonils, que destruirá alguns documentos dos trabalhadores (desculpas de mau pagador), se fosse verdade os trabalhadores recém recrutados não estariam nas mesmas condições.