Luanda - A ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, nomeou recentemente 30 novos adidos de imprensa que representarão Angola nos quatro continentes, nomeadamente, Europa, África, Ásia e América.


Fonte: NJ


Na lista dos nomeados destacam-se o pivot da TPA, Edgar Cunha (Cuba), Ernesto Maiato (México) e Higino Cunha Carlos Piedade (Moçambique).


Os jornalistas do Jornal de Angola, Rosalina Mateta e Caetano Júnior foram despachados para Zâmbia e São Tomé e Príncipe, respectivamente.


Para a Grécia, Argentina e Marrocos foram indicados os jornalistas Carlos Contreiras, Guilherme Xavier Pinto Simões e Amélia Conde, respectivamente.


Rui Vasco, que deixa a Tanzânia, segue para a Suécia, ao passo que Henrique Matos, Engrácia António Pedro Matias Miguel e José Mputo Ndongala vão trabalhar na Argélia, Estados Unidos e Congo Brazzaville.


Dos indigitados destacam-se ainda os jornalistas, Gaspar Florêncio (Guiné-Bissau), Eduardo André de Sousa (China), Maria Teresa Veira Dias Alberto (Polónia) e António Rodrigues Barbosa Mascarenhas (Abu Dabi).


A lista inclui ainda António Vitoriano Sampaio (Roma), Victor Manuel Branco Silva Sampaio (Zimbabwe), Frederico Narciso Kuntwala (Bélgica), Manuel António (Nova Iorque), Albertina Isabel dos Santos Simba (Guiné-Equatorial) e Joana de Jesus Rodrigues Castelo Branco
(Áustria).


Foram ainda indicados os jornalistas Hernâni Alves dos Santos (Egipto), José Carlos Manuel (Coreia do Sul), Domingos Orlando Jacinto (África do Sul), José Meireles Patrocínio Nigéria) e António dos Santos Nascimento (Inglaterra).


A lista dos novos adidos de imprensa junto das representações diplomáticas de Angola no estrangeiro, termina com a indicação de Jorge da Conceição para o Gana, António Pimenta, que saiu da Namíbia, para a Guiné-Conacry e Reginaldo Tavares para Índia.


Recorde-se que, recentemente, a ministra nomeou o veterano jornalista da Angop, Fernando Tati, que até há pouco tempo estava ligado ao jornal “Eme”, para a Alemanha.


A lista de nomeados por Carolina Cerqueira, inclui ainda, Ângelo Rafael, nomeado adido de imprensa no Canadá, onde vai substituir, Mário Augusto, nomeado para o mesmo posto em Cabo Verde.


Está igualmente em movimento Nazaré Van-Dúnem, que sairá de Buenos Aires para Madrid. Os despachos exarados pela ministra, conformam também as estreias no cargo de adido de imprensa, de Paulo Mateta (Brasília), Feliciana Aragão “Xana” (Windhoek), Manuel António (Nova Iorque), Maria Inês Domingos (Hungria), e Rosa Carneiro (Singapura).

 

Angola tem adidos de imprensa, na ONU em Nova Iorque, Washington, Lisboa, Emiratos Árabes Unidos, Londres, Telaviv, Bissau, Joanesburgo, Moscovo, Havana, Genebra, Berna, Gaberone, Cairo, Argel, Addis Abeba, Abidjan, Abuja, Harare e Lusaka. Os consulados de Angola em Houston, e em Nova Iorque, têm cada um o seu adido de imprensa.