Dias consagra-se assim na história do Judo angolano, como sendo o primeiro judoca angolano a efectuar e a aprovar em tal exame, apois 33 anos de árduo e dedicado espírito de abnegação, superado apenas pelo General Fernando de Matos que ostenta igualmente tal distinção.


Devido aos éxitos alcançados ao longo da sua militância como judoca e não só, Abraão Dias è classificado como sendo um dos melhores treinadores na Alemanha e Nr. 6 do ranking mundial de judocas veteranos.

Do seu rico palmarés como judoca, para além de constar uma participação dos Jogos Olímpicos de Seúl, destacam-se o 7o lugar nos Campeonatos do Mundo realizados em Tours, na França e um 6o lugar recentemente em Bruxellas, na Bélgica em Julho último, sendo uma boa valia para o Desporto nacional.

Modalidade não muito popular nem falada, o Judo è na opinião acreditada deste judoca, “uma modalidade de cuja Federação carece de restruturação em termos de pessoal, estrutura e programação de provas”. 

Dias considera a modalidade como sendo a melhor por alegadamente “ ajudar ao combate psíco-moral e aos movimentos corporais”. Segundo ele, na Europa cerca de 75% das crianças iniciam a práctica da modalidade aos 5 anos de idade”.

De salientar que o Mestre Abraão Bartolomeu Dias, durante a sua recente visita privada á terra, manisfestara já seu interesse e desejo em querer contribuir para a massificação, dignificação e respeito da modalidade manifestando mesmo o desejo de vir a candidatar-se á um cargo de direcção na respectiva Federação Angolana. Na altura o consagrado judoca afirmara que “Gostaria de partilhar com os demais aquilo que aprendi em termos de organização e capacitação de uma Federação. Tenho muitas amizades e contactos importantes em várias partes do mundo, contactos estes que seriam uma grande valia para o Judo angolano”, rematara.

Na Alemanha, país onde è disputada a Liga mais forte do Mundo, Abraão Dias conseguiu manter durante dois anos consecutivos o conhecido Beuler Judo Club de Bonn, posteriormente forçado a retirar a equipa por falta de recursos financeiros para mantê-la competitiva. 
 

Fonte: Club-k.net